FINE: o mundo do enoturismo reunido em Valladolid
02-06-2021
A FINE – International Wine Tourism Fair vai juntar, a 9 e 10 de junho, mais de 75 buyers especializados no segmento do enoturismo, oriundos de 17 países, e 100 empresas de produção vinícola, de roteiros e hotéis de enoturismo. Portugal vai participar no evento, através de empresas e instituições de regiõescomo Lisboa, Dão, Bairrada, Beira Interior, Tejo, Douro, Alentejo e Vinhos Verdes.
Já estão agendadas, pelo menos, duas mil reuniões, sendo que a maioria se vai realizar presencialmente na Feria de Valladolid. É que o evento tem ainda a participação de outros buyers internacionais, mas que vão realizar as suas reuniões em ambiente online. Os buyers participantes na feira estão ligados a diversas áreas: operadores turísticos e agências de viagens, gestores de destino, guias turísticos, convention bureaux e organizadores profissionais de congressos, portais de vendas online, boutiques de vinho e motivadores de vendas.
A feira internacional de enoturismo vai contar com duas áreas exclusivas para networking (B2B FINE e Networking Restaurant), um espaço para a partilha de conhecimento (Be FINE) e um outro para contactos informais (Wine Bar). Há ainda um espaço exclusivo para expositores o setor Wineries, o B2B FINE Meeting, no qual compradores nacionais e internacionais vão organizar as suas reuniões de negócios.
O programa apresenta conferências, mesas redondas e workshops, com especialistas de diferentes áreas, que vão explicar como aplicar soluções ao enoturismo para melhorar o seu desenvolvimento. Entre os convidados estão Juan Luis Nicolau (Virginia Tech University), para dar uma palestra sobre a importância de conhecer o comportamento dos turistas; Cathy Huyghe (Enolytics) e Luís Brites (Clever Hospitality Analytics), para falar sobre a aplicação de big data ao enoturismo; e Eduardo Gonzáles (Sublimotion Ibiza), para abordar o processo criativo de experiências inovadoras.
Para assegurar a segurança sanitária no evento, a organização vai realizar testes de antigénio e de PCR gratuitos a todos os participantes. Vai ser também obrigatório o uso de máscara tipo FFP2, o distanciamento de segurança, a limitação da capacidade do venue, entre outras medidas.