GDP: os impactos da pandemia e as expectativas para 2021

01-02-2021

A pesquisa, relativa ao terceiro trimestre de 2020, mostra as preocupações e expectativas dos profissionais do setor MICE.

A Global DMC Partners (GDP) tem disponíveis os resultados da Q3 2020 Meetings & Events Pulse Survey, focada no impacto da pandemia no setor MICE. Realizada entre 14 e 30 de setembro, a pesquisa revela o impacto, as preocupações e expectativas dos 447 profissionais da indústria das reuniões e dos eventos que foram inquiridos.

Os principais destaques divulgados indicam que mais de 90% dos inquiridos viram alguns ou todos os seus eventos de 2020 adiados para 2021; que 72% dos organizadores estão a mudar os seus eventos presenciais para virtuais ou híbridos em 2021; e que 82% dos profissionais inquiridos acreditam que a vacina é o fator mais importante no regresso aos eventos presenciais.

“Enquanto a maioria do setor sente que a vacina contra a Covid-19 é a chave para a retoma da realização dos eventos e reuniões presenciais, há entretanto muitos protocolos de saúde que podem ser implementados para garantir um evento seguro e bem-sucedido”, referiu Catherine Chaulet, presidente e CEO da Global DMC Partners, em nota de imprensa, acrescentando que muitos dos organizadores de eventos ouvidos garantiram a implementação de medidas preventivas para ajudar na recuperação da indústria.

A pesquisa indica que, para a maioria dos inquiridos, os orçamentos para reuniões, conferências e eventos vão diminuir ou manter-se em 2021; que as maiores preocupações se prendem com o medo e a incerteza (32%) e com as restrições de viagens e governamentais (25%); que a maioria (63%) acreditava em setembro que as suas empresas e/ou clientes iriam realizar eventos e reuniões presenciais no primeiro semestre deste ano, desde que os mercados estivessem abertos, os voos disponíveis e os protocolos de saúde implementados.

“Assim que as viagens retomem de forma mais ampla, estou confiante de que podemos enfrentar quaisquer novos desafios como indústria para retomar a realização e a participação em reuniões e programas de incentivo presenciais”, afirmou Catherine Chaulet, adiantando: “Os eventos presenciais vão parecer um pouco diferentes, mas estou ansiosa por ver as soluções inovadoras e as abordagens criativas que os organizadores de todo o mundo vão, sem dúvida, implementar à medida que nos vamos recuperando na totalidade.”

A Q3 2020 Meetings & Events Pulse Survey, da Global DMC Partners, está disponível aqui.