IBTM World Trends Report: a pandemia, as tendências e o futuro

14-12-2020

O relatório foi apresentado no decorrer da IBTM World Virtual.

Aprender com o presente para reconstruir melhor no futuro. O relatório anual IBTM World Trends, que analisa o futuro da indústria das reuniões e dos eventos, foi apresentado no IBTM World Virtual, que decorreu na semana passada. Através da análise de dados, casos de estudo e entrevistas a especialistas do setor, o documento avalia o impacto da Covid-19 na indústria, apresenta as megatendências globais, como segurança, sustentabilidade, bem-estar, diversidade e inclusão, entre outras análises.

“De uma posição de relativa força, crescimento, prosperidade e inovação, a Covid-19 dizimou a indústria em 2020, causando uma ampla disrupção ao nível económico, político e pessoal. O relatório deste ano procura perceber como foi o impacto na indústria, para  que se possa aprender para o futuro”, refere Alistair Turner, autor do relatório, em nota de imprensa, acrescentando: “De igual forma, a indústria teve a oportunidade de se reiniciar e de repensar como será o seu ‘novo normal’, abordando as principais tendências – sustentabilidade, tecnologia, segurança e diversidade – como áreas onde a indústria pode usar a tragédia para mudar a sua trajetória e fazer melhor as coisas no futuro.”

O relatório lembra que o setor das reuniões e dos eventos foi fortemente afetado pela pandemia, também por ser uma indústria que se movimenta entre outros diferentes setores, igualmente afetados. “O que vimos imediatamente é que o impacto da pandemia é muito mais profundo e mais sustentado do que antecipamos inicialmente. De facto, estamos a ver alguns estudos que nos mostram que a maioria dos projetos de reuniões da nossa comunidade não será retomada até ao segundo trimestre de 2021. Separadamente, o nosso mais recente Meetings Outook descobriu que 65% dos nossos inquiridos não esperam retomar os negócios pré-pandemia antes de 2022 ou provavelmente 2023”, afirma Paul Van Deventer, CEO e presidente da Meetings Professionals International, citado no documento.

O IBTM World Trends Report indica que, num mundo cada vez mais digital, as apresentações ao vivo são cada vez mais valorizadas. Olhando para o futuro, a resposta está no híbrido e isso significa realizar dois eventos (para o público presencial e para o público online) “excecionalmente bem”, lê-se na conclusão do documento, que lembra ainda que isso significa também “mais pressão” sobre os organizadores de eventos.

“Quanto ao presencial, pode haver alguma dúvida quanto ao seu valor? Nós, seres humanos, somos sociais. Tirem a nossa capacidade de nos relacionarmos e isso vai afetar a nossa saúde, o nosso bem-estar e a nossa felicidade. Permitam-nos nos relacionarmos e, como diz o MPI, mudamos o mundo. Não houve melhor evidência disso do que a própria pandemia. As pessoas querem conversar; eles anseiam pela segurança da conversação e da experiência partilhada. Quanto mais exploramos as maravilhas da comunicação ao vivo e dos eventos híbridos, mais apreciamos o incrível valor das experiências humanas”, acrescenta o documento.

O IBTM World Trends Report está disponível em www.ibtmworld.com.