“Lá em cima”, a campanha de promoção do turismo no Porto e Norte de Portugal

08-07-2020

“Lá em cima” é o lema da campanha de promoção da região do Porto e Norte de Portugal, dirigida, numa primeira fase, aos turistas nacionais. A campanha, que resulta da parceria entre o Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) e a Associação de Turismo do Porto (ATP), foi lançada esta manhã, numa sessão que contou com a secretária de Estado do Turismo, Rita Mendes.

A campanha pretende levar à redescoberta do que de melhor o Porto, o Douro, o Minho e Trás-os-Montes têm para oferecer, potenciando a região como destino turístico entre os portugueses, e promover uma experiência a norte, que enaltece os sabores, as sensações, o silêncio e muitas outras emoções.

Numa primeira fase, a campanha é dirigida ao mercado interno e apresenta ofertas em áreas como as ‘City & Short Breaks’, o turismo de gastronomia e vinhos, o turismo de natureza, de saúde e bem-estar, o turismo religioso, cultural e paisagístico, náutico, entre outras. E, além de todos os atrativos, destaca-se o facto de a região ser a que tem mais selos ‘Safe & Clean’ atribuídos aos empreendimentos turísticos e aos estabelecimentos de restauração.

“O Porto e Norte têm uma gastronomia única, locais de excelência e paisagens arrebatadoras que merecem ser conhecidas pelos portugueses”, referiu Luís Pedro Martins, presidente da TPNP, acrescentando: “Depois de um tempo de confinamento, e numa altura em que ainda existem muitas restrições às viagens internacionais, este é o momento para os portugueses partirem à descoberta do que de melhor o nosso país tem para desfrutar.”

A campanha de promoção será multimeios, com uma forte aposta no digital, contando com um vídeo longo e outros de versões mais curtas. Foi criada ainda uma página online (www.onortelaemcima.pt), onde é possível obter informações, também em tempo real, sobre o destino, atividades e experiências.

“A região é muito mais do que o Porto e o Douro. Há locais deslumbrantes para visitar no Minho ou em Trás-os-Montes, praias de excelência distinguidas pela Associação Bandeira Azul da Europa”, frisou Ricardo Valente, presidente da ATP, adiantando: “Destinos a duas, três horas de viagem, com a excelência do bem receber das gentes do Norte e a essência do seu dedo mágico na gastronomia.”

Numa segunda fase, a campanha vai apostar na atração do mercado espanhol. “Temos um mercado enorme mesmo aqui ao lado, num país que ainda está a sofrer muito com a pandemia de Covid-19, e que pode ter em Portugal um destino privilegiado”, salientou Ricardo Valente. E Luís Pedro Martins complementou que a aposta no mercado vizinho é uma “opção natural e irá continuar a aproveitar as sinergias e os laços já existentes com a Galiza e Castela e Leão”. E acrescentou: “Temos destinos que já são muito procurados pelos turistas dos dois lados da fronteira, só temos de aproveitar estas mais-valias para apresentar a quem coloca o nosso País na lista de opções para viajar nestas férias.”

Com a crescente reposição das ligações áreas e da abertura das fronteiras na Europa, a TPNP e a ATP pretendem apostar, numa terceira fase, na promoção internacional da região que, além de Espanha, tinha o Brasil, Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido como principais mercados emissores de turistas.

Com esta campanha, Luís Pedro Martins e Ricardo Valente estão confiantes de que vai ser possível recuperar algumas das perdas sofridas pelo turismo no primeiro semestre deste ano.