North Music Festival adiado a uma semana do início do evento
22-09-2021
A quarta edição do North Music Festival, que estava previsto realizar-se entre 30 de setembro e 2 de outubro, vai ser novamente adiado. A organização frisa a “ausência de um parecer concreto e final da Direção-Geral da Saúde” (DGS), pelo que, a apenas uma semana no arranque do evento, o festival vai ser adiado, sem data prevista para a sua realização.
“A organização do festival vê-se completamente impossibilitada de dar início ao calendário de montagens, que começariam precisamente durante o dia de hoje, 22 de setembro, plano hipotecado pelo facto de existirem, ainda, licenciamentos pendentes do parecer final da DGS”, afirma a direção do evento, em comunicado, acrescentando que, apesar dos esforços para desbloquear a situação e para manter a realização do festival, a resposta da DGS não chegou atempadamente, pelo que “chegamos a um momento em que se torna humana e logisticamente impossível adiar as montagens efetivas do evento”.
A direção do North Music Festival avança que a DGS já tinha dado orientações para a realização do festival, onde constava a obrigação de realização de teste à Covid-19, por todo o público, mesmo para aqueles que já têm Certificado Digital.
“Assim, um detentor de passe de três dias, mesmo com Certificado Digital válido, seria obrigado a efetuar teste nos três dias de festival, ou seja, um teste por dia”, refere o comunicado, adiantando: “Tendo em conta estas condicionantes, é inviável avançar com a realização do festival nos moldes exigidos pela DGS. Não é razoável exigir ao público que já possui Certificado Digital que, além do valor pago pelo bilhete, tenha que se submeter e assegurar o pagamento de um teste à entrada do recinto, dado que até o teste antigénio realizado nas farmácias se tornou pago para quem tem já o Certificado Digital.”
Para os responsáveis, “o Certificado Digital de Vacinação, e a respetiva vacinação completa, não representa uma mais-valia concreta, nomeadamente no acesso a grandes eventos culturais e musicais”. Acrescentam que ficam à espera “das orientações e deliberações da DGS e do Governo relativamente às novas regras a seguir na realização de grandes eventos culturais, como é o caso dos festivais”. Por isso, não é possível avançar com uma nova data para o evento.