North Musical Festival: “Vamos fazer com a nova normalidade um grande festival”
07-09-2021
A 4ª edição do North Music Festival vai realizar-se entre 30 de setembro e 2 de outubro, na Alfândega do Porto, com um cartaz que combina bandas nacionais e internacionais. A apresentação à imprensa decorreu em pleno rio Douro, e contou com a presença do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.
O autarca registou com satisfação o regresso à normalidade e o regresso da música e da animação à cidade. Jorge Veloso, da Vibes & Beats, empresa organizadora do festival, acredita que quando o festival acontecer já estaremos numa terceira fase do desconfinamento, e numa nova normalidade. A organização do evento está a trabalhar com uma empresa de saúde pública no plano concreto do festival. Será obrigatória, por exemplo, a apresentação do certificado digital Covid-19, e haverá um posto móvel de realização de testes para responder a quem não tem certificado e precisa de faze rum teste. “Essa logística representa um grande investimento”, diz Jorge Veloso, mas acredita que algumas regras e cuidados com a higiene vão manter-se nos eventos.
Em entrevista à Event Point, Jorge Veloso assinala que foi difícil manter os artistas internacionais, “por causa da logística”. “Temos um cartaz ambicioso apesar desse contexto pandémico, é nesse sentido que vamos fazer com a nova normalidade um grande festival, com um grande cartaz, e com toda a segurança, o que é muito importante”, refere o organizador. Jorge Veloso acredita que os fornecedores da área dos eventos “estão completamente preparados” e lembra que quem esteve tanto tempo parado quer é voltar à atividade. O organizador espera que o festival “seja uma referência para quem desistiu, ou não quis continuar, que olhe para nós como uma esperança que as coisas vão voltar.”
Cláudia Coutinho de Sousa
Foto de capa: Rui Bandeira