Personalizar eventos para envolver públicos diversos
19-06-2019
Relevante, envolvente e memorável – os três elementos que os participantes esperam de um evento, de acordo com Tonya Almond, vice-presidente de Knowledge and Experience Design, da PCMA (Professional Convention Management Association). Mas há vários desafios e um deles é criar um ambiente de forma a que se torne personalizado para centenas ou milhares de indivíduos. Tonya Almond lembra alguns aspetos a considerar na criação de um evento diverso, atraente e significativo, que se sinta adaptado a cada pessoa:
Visual, auditivo e cinestésico
Sessões com conteúdo são uma abordagem popular e comprovada para assegurar que os programas educativos ofereçam tendências inovadoras e significativas. Mas isso é metade da fórmula para um programa de sucesso que crie realmente envolvimento. Compreender e abraçar diferentes estilos de aprendizagem é igualmente necessário para gerar valor e ROI para os participantes de eventos de negócios. Existem mais de 70 classificações de aprendizagens, mas a mais comum é o estilo Dunn & Dunn VAK: visual, auditivo e cinestésico. Os aprendizes visuais respondem melhor a demonstrações, vídeos e infografias. Os auditivos envolvem-se mais com explicações, podcasts e palestras. E os cinestésicos preferem a aprendizagem prática, através de workshops e sessões interativas. Identificar o tipo mais prevalente de aprendizes no público é um primeiro passo importante e é possível fazê-lo através da análise de sessões anteriores ou criando pesquisas ou questionários divertidos e interativos sobre a matéria. Também pode planear as suas sessões educativas de forma a ficarem alinhadas com os estilos de aprendizagem mais populares, oferecendo aos participantes dos eventos de negócios a possibilidade de escolha de onde concentrar os seus esforços.
Aprender com a experiência
A introspeção é outra componente importante para criar uma experiência de evento que vá ao encontro da maioria do público. A PCMA fez recentemente uma parceria com a Steelcase Inc.’s Event Experiences para realizar um ‘auto-exame’ honesto e transparente do seu próprio evento anual, o Convening Leaders, para melhor compreender a jornada e a experiência do participante. Centenas de conversas e observações sobre conteúdo, experiência, sinalização, venue, opções de assentos e outra série de experiências em eventos vão ser partilhadas durante a EduCon 2019, que decorre de 25 e 28 de junho, em Los Angeles.
A resposta está no interior
A PCMA também colaborou com a Marriott International para produzir outra pesquisa importante, o Future of Meetings & Events, para identificar as macrotendências que vão afetar a indústria dos eventos de negócios nos próximos três a cinco anos. As tendências incluem serendipidade orquestrada, criações inesperadas, contactos significativos para os participantes e criar eventos que também beneficiem comunidades e sociedades. Estes conceitos podem providenciar uma base forte para a criação da experiência, já que colocam o cliente no coração dos eventos. Um formato já não serve para todos os eventos, por isso, como indústria, temos de nos esforçar para oferecer experiências mais personalizadas.
©Jacob Slaton