Port & Wine World: provar vinhos portugueses com vistas para o Douro
26-08-2019
Vila Nova de Gaia apresenta a segunda edição do Port & Wine World, um evento de vinhos e gastronomia que vai decorrer de 6 a 9 de setembro. A iniciativa da Câmara Municipal de Gaia, produzida pela Inspire, vai reunir alguns dos melhores produtores nacionais e vai proporcionar aos visitantes momentos de animação, com provas de vinhos, workshops, música e mostra de vinhos, gastronomia regional e produtos gourmet. E como se isto não bastasse, o evento vai ter as vistas privilegiadas do Jardim do Morro.
À Event Point, Ana Ferro, da Inspire, conta quais os desafios de organizar um evento deste género e o que torna este um evento diferenciador.
Quais as novidades desta segunda edição do Port & Wine World?
A 2ª edição do Port & Wine World abriu a participação para todos os produtores portugueses, incluindo ilhas. Verificou-se no ano passado o grande interesse dos visitantes, estrangeiros e nacionais, em poderem experimentar e adquirir vinhos de todo o país e não somente vinhos da região do Norte, pelo que tinha toda a lógica passar a ser um evento aglutinando todos os vinhos do país.
O que faz deste um evento diferenciador?
A animação, valorização e internacionalização de Gaia como Cidade do Vinho, num evento que apresenta produtos portugueses, conjugando a possibilidade de conhecer a oferta vitivinícola portuguesa com um momento de convívio entre amigos, desfrutando o espaço, a cidade de Gaia e a animação. Demonstrar as capacidades únicas da cidade para proporcionar momentos especiais e diferentes para os turistas, visitantes e habitantes da grande área do Porto.
O evento vai decorrer no Jardim do Morro. O que torna este venue especial?
É um local diferenciador da cidade de Gaia. Possui vistas fantásticas, sendo acessível facilmente, podendo desfrutar-se dos ótimos espaços verdes e apreciar a beleza do local. Ao aliar estas caraterísticas a um evento de vinhos e gastronomia, tem-se uma experiência fantástica e diferenciadora, enriquecida pela animação que terá todos os dias assegurada por DJ e um concerto sunset no sábado realizado ao ar livre para poder ser desfrutado por todos os visitantes do local.
Quais os desafios de realizar um evento deste género?
Vários! Divulgar o evento, garantir que este se afirma pela qualidade que foi impressa na 1ª edição e que decorrerá de novo na 2ª edição. Pensar em todos os pormenores para que os produtores se sintam acompanhados no que concerne às necessidades específicas desta tipologia de eventos, podendo assim, neste ótimo ambiente, proporcionar excelentes momentos de degustação de vinhos portugueses fantásticos, azeites, compotas, gastronomia típica, produtos gourmet e outros. Incentivar a presença dos pequenos produtores para que possam divulgar vinhos inovadores e alguns desconhecidos do grande público. É desafiadora a logística deste tipo de eventos num local que é admirado pelos seus jardins e vistas, mas no qual não há infraestruturas.
É um evento que vai promover os vinhos portugueses e a gastronomia regional. É também uma forma de promover o turismo em Portugal?
Este evento é também uma forma de promover o turismo em Portugal, já que assume a vertente de Enoturismo, pela tipologia de evento na qual se enquadra. Gaia tem uma forte ligação com o turismo da região, os turistas podem desde há muitos anos visitar as Caves de Vinho do Porto, descobrindo e conhecendo um vinho único e diferenciador. Foi interessante verificar este ano que este evento alinha-se com os desígnios do Turismo de Portugal de valorização do Enoturismo no nosso país, potencia o ‘cross selling’ entre vinho e turismo, de acordo com os objetivos do “Programa de Ação para o Enoturismo em Portugal 2019-2021”. Este programa definiu um conjunto de metas para posicionar o país como um dos destinos mais conhecidos neste segmento e o Enoturismo como uma prioridade para o desenvolvimento turístico nacional. As respostas que tivemos de turistas na 1ª edição foram muito motivadoras, pois gostaram imenso de terem conseguido estar presentes, de descobrirem vinhos portugueses de outras regiões e, para muitos, foi um desvendar de várias regiões produtoras que desconheciam. Este ano estou certa que será ainda uma melhor experiência, pois com vinho do Porto, do Douro, Açores, Trás-os-Montes, Sul, entre outras regiões que estarão presentes, será uma experiência única e por certo muito apreciada.
Maria João Leite
©Porto & Wine World