Qatar Airways testa em março a aplicação IATA Travel Pass ‘Digital Passport’

27-01-2021

A Qatar Airways vai experimentar a aplicação móvel IATA Travel Pass ‘Digital Passport’, em parceria com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), tornando-se a primeira companhia aérea do Médio Oriente a testar a aplicação. O ensaio deste ‘passaporte digital’ está agendado para março, na rota de Doha para Istambul.

Aprimeira fase de testes vai permitir aos passageiros desta rota da Qatar Airways receber os resultados do teste à Covid-19 e verificar se são elegíveis para viajar, bem como permitir que os passageiros partilhem o seu estatuto ‘OK to Travel’, verificado com a companhia aérea antes da sua chegada ao aeroporto. A plataforma vai também fornecer informação atualizada sobre os regulamentos de saúde relativos à Covid-19, de forma a que os viajantes cumpram os mais recentes requisitos governamentais de entrada no seu país de destino.

“Com o mais rigoroso e robusto programa de segurança Covid-19 existente na comunidade global da aviação, estamos concentrados em assegurar que a Qatar Airways se torne a primeira companhia aérea do Médio Oriente a começar a testar a tecnologia inovadora Travel Pass da IATA e estamos empenhados em apoiar a indústria aérea como um todo através do Painel Consultivo da Indústria da IATA”, refere em nota de imprensa Akbar Al Baker, chefe executivo do Grupo Qatar Airways, que se mostra empenhada “em salvaguardar a segurança, saúde e bem-estar” dos passageiros.

E acrescenta: “O Travel Pass da IATA funciona efetivamente como um ‘passaporte digital’ para viajantes e é a mais recente ferramenta na nossa luta contra a propagação da Covid-19, permitindo aos passageiros planear de forma segura cada viagem, com a certeza de que a sua credencial verificada se baseia nas últimas informações da Covid-19, nos regulamentos mais rigorosos de privacidade de dados e nas regras de entrada para o destino para o qual viajarão.”

Por seu lado, Alexandre de Juniac, director geral e CEO da IATA, explica que “o Travel Pass da IATA irá verificar as credenciais de testes ou vacinação dos viajantes, a chave para desbloquear as viagens sem medidas de quarentena”. “O ensaio do passaporte digital da Qatar Airways irá ajudar-nos a criar confiança entre governos e viajantes de que o Travel Pass da IATA pode ligar de forma segura e conveniente as identidades dos viajantes com as suas credenciais de viagem digitais. Também nos irá ajudar a provar que as normas globais da ICAO para passaportes digitais funcionam. E a realçar a necessidade de os governos acelerarem o seu trabalho com a indústria para desenvolver normas globais para os certificados de saúde – um potenciador crítico para reconectar o mundo em segurança”, adianta.

A Qatar Airways é a primeira companhia aérea do mundo a alcançar a classificação 5-Star Covid-19 Airline Safety Rating, pela Skytrax, organização internacional de classificação do transporte aéreo. Também o Aeroporto Internacional de Hamad, hub da companhia aérea, foi o primeiro aeroporto no Médio Oriente e na Ásia a receber a classificação de segurança do aeroporto Skytrax 5-Star Covid-19. Atualmente, a Qatar Airways pera mais de 800 vos semanais para mais de 120 destinos em todo o mundo; a companhia aérea pretende, até ao final de março, aumentar a rede para 130 destinos.