Red Bull Air Race regressa ao Porto em Setembro

08-03-2017

A Red Bull Air Race está de volta às margens do rio Douro a 2 e 3 de Setembro, para a sexta etapa da competição.

Dez anos depois da estreia, o calendário da Red Bull Air Race World Championship está de regresso a Portugal e vai animar as margens do rio Douro a 2 e 3 de Setembro. O Porto é o destino da sexta e antepenúltima etapa da competição internacional de aviação desportiva.

A Red Bull Air Race estreou-se em Portugal em 2007 e manteve o destino no calendário até 2009. Mais de um milhão de espectadores estiveram presentes, nos dois dias da acção, registando um recorde de público. O regresso era assim muito aguardado e Erich Wolf, director-geral da Red Bull Air Race GmbH, não esconde o entusiasmo.

“Estamos muito animados com o regresso da Red Bull Air Race a Portugal, que é uma das etapas preferidas do público e dos pilotos. Este ano o calendário vai evoluir de sucesso em sucesso, com cada etapa a adquirir um significado especial, seja pelo histórico do desporto ou por se tratar de uma estreia num cenário único. Estamos especialmente orgulhosos por trazer de volta ao rio Douro esta corrida de alta velocidade a baixa altitude e estou certo que cada piloto e cada equipa tudo farão para ser coroados no Porto perante os aplausos de milhares de fãs”, referiu.

 

 

Para Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, este é um evento “consensual e transversal que toca públicos muito diversificados”, sendo por isso “uma grande conquista para a cidade voltar a receber em festa esta prova que traz um enorme retorno económico directo à cidade, à região e a Portugal”. Rui Moreira sublinhou ainda a importância do ponto de vista político, que retrata como “muito significativo”, pois tornou “possível voltar a encontrar consensos entre os promotores, as autarquias, a Entidade de Turismo Porto e Norte de Portugal, o Turismo de Portugal e a CCDRN que a tornam, não apenas possível, mas sobretudo sustentável”.

Na sessão oficial de apresentação do evento, também Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, considerou que a Red Bull Air Race traz às duas cidades “a centralidade mundial através de um espectacular evento internacional”. E acrescentou: “O cenário único do Douro e das suas margens, vividas por gente genuína e apaixonada, acrescenta-lhe a magia desta região.”

Por seu lado, Melchior Moreira, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, adiantou que os números confirmam a “potencialidade turística” de um destino. “Quase sete milhões de dormidas no final de 2016 e a importância cada vez mais crescente deste sector para a economia nacional. Nem questiono a importância que os grandes eventos internacionais assumem nestes resultados. Somos hoje reconhecidamente um palco de grandes eventos internacionais que nos trazem um retorno imensurável.”

O responsável frisou ainda que “ter no nosso território a Red Bull Air Race é a garantia de uma excelente promoção turística que vai muito além dos milhares de espectadores que se esperam nas margens do Porto e de Vila Nova de Gaia: são as imagens que serão difundidas pelo mundo, as impressões que os visitantes vão levar, a dinâmica da qual todo o destino acabará por usufruir, a certeza que quem nos vai visitar agora vai querer voltar noutra altura do ano, a actividade turística que se estenderá muito para lá dos dois municípios envolvidos… Este é o trabalho do Turismo do Porto e Norte de Portugal”.

Este ano, o Campeonato do Mundo da aviação desportiva mantém os moldes originais, com qualificações no primeiro dia e corrida no dia seguinte, e está dividido em duas classes: uma para pilotos consagrados (Master Class) e outra para novos talentos (Challenger Class). No total, há oito etapas para cumprir, sendo que a competição arrancou já a 10 e 11 de Fevereiro em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Segue-se San Diego (Estados Unidos, 15 e 16 de Abril), Chiba (Japão, 3 e 4 de Junho), Budapeste (Hungria, 1 e 2 de Julho), Kazan (Rússia, 22 e 23 de Julho), Porto (Portugal, 2 e 3 de Setembro), Lausitzring (Alemanha, 16 e 17 de Setembro), terminando em Indianápolis (Estados Unidos), a 14 e 15 de Outubro.