Relatório da IBTM retrata atual cenário da indústria e revisita tendências
29-12-2021
# tags: Eventos , IBTM World , Meetings Industry
A IBTM apresentou o seu relatório anual, dando conta do cenário atual da indústria e das tendências que marcam o futuro. O Trends Watch Report 2021, por Alistair Turner, dá conta do impacto da pandemia na indústria dos eventos e das reuniões, que, por sua vez, interage com outros setores, também eles afetados.
No ano passado, o relatório identificou uma série de megatendências globais que passaram a fazer parte do quotidiano: sustentabilidade, segurança, bem-estar e a economia da experiência virtual. Este ano, o relatório da IBTM revisita estas megatendências, às quais se juntam a diversidade e inclusão, e mostra como podem influenciar a indústria ao longo de 2022.
O Trend Watch Report 2021 dá conta também do desempenho da indústria e, no capítulo dos eventos corporativos, refere que há uma necessidade genuína de muitos setores em realizar reuniões e eventos, segundo uma pesquisa do Northstar Meetings Group, quer para a partilha de conhecimento e informação, quer para a comunicação entre a equipa, por exemplo. Há otimismo, mas também há algum receio no regresso, aponta a pesquisa.
Relativamente às conferências associativas, o relatório indica dados da ICCA – International Congress & Convention Association e reporta um crescimento no volume de reuniões associativas este ano em todo o mundo. As áreas mais populares destas conferências associativas internacionais prendem-se com a ciência médica, tecnologia e ciência, e, independentemente do formato em que se realizam, estes setores têm um papel determinante no funcionamento da sociedade à medida que avançamos para uma era pós-pandemia. E de todos os segmentos da indústria, as viagens de incentivo foram as que mais sofreram com o impacto da pandemia, refere o relatório.
A concluir, o documento da IBTM conta que entre todas as fontes utilizadas nota-se a urgência que existe na indústria dos eventos no sentido de que esta não volte a ser como era. Para muitos a solução está no híbrido, ou no ‘digital twinning’, criando dois eventos com o mesmo conteúdo, um adaptado ao público presencial e outro ao público virtual, e fazer ambos excecionalmente bem. Isso significa mais pressão para os organizadores de eventos… Por outro lado, o relatório sublinha o valor dos eventos presenciais. Afinal, “nós, seres humanos, somos sociais” e a pandemia veio provar isso mesmo, já que as pessoas querem falar e partilhar experiências, obviamente em segurança.
“A sociedade enfrenta um crescente número de desafios, desde os efeitos imediatos da pandemia até aos efeitos económicos do confinamento. Do trabalho que a sociedade precisa de fazer relativamente à igualdade até à forma como lidamos com a crise real das mudanças climáticas”, lê-se no documento, que adianta que “o mundo precisa do ‘cara-a-cara’” para enfrentar estas questões, pelo que será a indústria das reuniões e dos eventos a encontrar soluções e a unir as sociedades.
Pode consultar o documento aqui.