Run for the Oceans: alertar consciências através do desporto
23-01-2020
A Adidas organizou a corrida Run for the Oceans, uma iniciativa que teve lugar em Barcelona e que teve como principal objetivo aumentar a consciencialização para a poluição marítima por plásticos. O evento, organizado pela MKTG, venceu o primeiro prémio na categoria Educational/Training Event, nos BEA World.
Foi através do desporto que a Adidas quis passar a mensagem da importância da proteção dos oceanos e de que é necessário agir com consciência contra o flagelo dos plásticos no mar. Este é um problema global. No Mar Mediterrâneo, 95% do lixo que por lá se encontra é plástico e a poluição aumenta no tempo quente. Barcelona é um destino turístico por excelência, pelo que não foi difícil levar o evento para a segunda maior cidade de Espanha.
A marca organizou a corrida Run for the Oceans, mas, para melhor alertar as consciências, promoveu ao longo de uma semana a Run for the Oceans House, um centro que acolheu seminários sobre o tema, workshops, sessões científicas e sessões de treino desportivo. O espaço multifuncional, situado na frente marítima da cidade, foi criado em contentores recondicionados, utilizou energia solar e materiais amigos do ambiente, de forma a criar um evento 100% sustentável.
No último dia, foi realizada uma corrida de sete quilómetros, na qual participaram cerca de três mil pessoas. Por cada quilómetro percorrido a Adidas doou um dólar ao programa educativo da Parley Ocean School – globalmente, foram angariados 1,5 milhões de dólares. O evento, que chegou a 30 milhões de pessoas através dos media, encerrou com um concerto de Macaco, um famoso cantor e ativista ambiental espanhol.
O vídeo do evento pode ser visualizado aqui.
Ficha técnica
Cliente: Adidas
Agência Organizadora: MKTG
Local: Barcelona, em Espanha
Prémio nos BEA World: 1º Educational/Training Event