Stands e eventos: Braga alerta para a clarificação urgente das normas de funcionamento
13-07-2020
A prioridade para o setor da montagem de stands e eventos passa por uma clarificação urgente das normas de funcionamento, para que os promotores possam ter maiores certezas na organização das suas iniciativas. A ideia foi deixada hoje pelo presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, que visitou as empresas Spormex e Multitendas.
Para Ricardo Rio, a atividade deste setor – que a nível nacional representa cerca de 750 milhões de euros de faturação e um volume de mais de 100 mil empregos, como lembrou o autarca – mantém-se genericamente interrompida no atual contexto de pandemia, sem que haja uma resposta específica ao nível dos apoios do Governo. “Esta é uma realidade que passa, por vezes, demasiado escondida. Tem-se falado de várias áreas que têm sentido dificuldade em retomar a sua atividade normal no decurso destas circunstâncias e, nesse contexto, é importante não esquecer o peso deste setor, ligado à realização de eventos, que representa, só no concelho de Braga, perto de 50 milhões de euros de faturação e centenas de postos de trabalho, divididos por uma panóplia de empresas com dimensões diversas, que estão praticamente inativos”, referiu Ricardo Rio, citado em nota de imprensa.
É assim necessária a clarificação urgente das normas de funcionamento. “Estamos a viver um período de dificuldade em que, além de procurar que exista alguma normalidade de funcionamento, temos de garantir a sustentabilidade e resiliência destas empresas face à sua importância estratégica. As medidas que podem ajudar a que isso aconteça são, na sua maioria, da esfera nacional. Do ponto de vista do território, tudo faremos para contribuir para a retoma da atividade e recuperação da confiança dos nossos cidadãos e de todos os que nos visitam, já que vários eventos estão precisamente associados a essa componente turística”, acrescentou o autarca.
©Sérgio Freitas / Câmara Municipal de Braga