Tendências com impacto no futuro dos eventos de negócios

24-04-2019

Um estudo da PCMA – Professional Convention Management Association e do Marriott International identificou tendências que vão ter impacto no futuro dos eventos de negócios. Inteligência emocional, noção do espaço e espaços adaptáveis foram algumas das tendências apresentadas no estudo “Future of Meetings & Events”.

A pesquisa, conduzida pela Fahrenheit 212, identificou cinco principais tendências que, nos próximos cinco anos, podem modificar o sector:

 

Inteligência Emocional

Pensar nos eventos tendo em mente o utilizador final. Os participantes querem experiências à sua medida, personalizadas e adaptadas às suas necessidades. Assim, um formato único e generalizado para os eventos já não é suficiente.

Serendipidade Orquestrada

Criar momentos inesperados e significativos. Momentos não planeados, eventos serendipitosos, podem criar memórias duradouras e ser mais impactantes na vida agitada dos participantes.

Multi-modal Design

Criar espaços adaptáveis, como um biodegradável e impresso em 3D. As expectativas em relação aos espaços de eventos estão a mudar. Procuram-se espaços ágeis, fluídos, flexíveis, que se adaptem aos eventos, aos seus participantes e à forma como se relacionam.

Maior do que si mesmo

Pensar no impacto social, na sustentabilidade e no seu significado. Os consumidores esperam saber o posicionamento das marcas e conhecer e experienciar a sua mensagem nos eventos.

Noção de lugar

Aproveitar o que rodeia os locais dos eventos de negócio. Procuram-se mais destinos autênticos, onde o contacto com a cultura local enriquece os participantes.

 

Estas e outras tendências foram discutidas por líderes de várias indústrias e apresentadas durante o Convening Leaders da PCMA, que decorreu em Janeiro em Pittsburgh, nos Estados Unidos. Entre os participantes do estudo estão Sherrif Karamat (PCMA), Amy Blackman (A Hundred Years), Dilip Rao (Sharebite), Wilhelm Oehl (Eight Inc), Elle Barriga (Local Projects) e Cory Clarke (WeWork).

“A PCMA quer impulsionar o progresso económico e social global através dos eventos de negócios. Apoiar pesquisas valiosas como esta é primordial para a capacidade da nossa organização em ajudar os profissionais de dentro e fora da nossa indústria a melhor controlar e entender o poder que os eventos de negócios têm em todo o mundo”, refere Sherrif Karamat, presidente e CEO da PCMA, acrescentando: “Queremos ajudar o nosso público a estar na vanguarda e a compreender os disruptores que vão moldar a indústria dos eventos de negócios.”

De acordo com Tammy Routh, vice-presidente sénior para vendas globais do Marriott International, “o futuro da indústria das reuniões e dos eventos está a ser moldado por muitos factores, desde o desejo das pessoas de fazerem parte de uma comunidade mais ampla às suas expectativas quando viajam. Este estudo traz uma visão provocativa do mundo real para onde os organizadores, participantes e fornecedores estão a caminhar nos anos que se avizinham.”

Pode fazer o download do estudo aqui.