Trabalhar em conjunto para viabilizar festivais e outros eventos culturais

20-01-2021

A Associação Portuguesa de Serviços Técnicos para Eventos (APSTE), a Associação de Promotores, Espetáculos, Festivais e Eventos (APEFE), a Associação Portuguesa de Festivais de Música (Aporfest) e a Associação Espetáculo –​ Agentes e Produtores Portugueses (AEAPP) estiveram reunidas com a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e com representantes das secretarias de Estado do Turismo e da Saúde, e ainda da Inspeção Geral das Atividades Culturais. O encontro, realizado por videoconferência na sexta-feira, teve como intuito a definição de soluções para tornar possível a realização de festivais e de todo o tipo de eventos culturais em 2021.

Deste encontro resultou a criação de um grupo de trabalho para analisar o impacto da pandemia e para definir os procedimentos necessários para que, mesmo no atual contexto, seja possível realizar os vários tipos de eventos, sem comprometer a saúde pública. “Já se percebeu que, infelizmente, este contexto de pandemia não irá desaparecer tão cedo e, mais do que pedir ajudas do Estado, pretende-se criar as condições necessárias para trabalhar”, lê-se num comunicado da APSTE.

Neste primeiro encontro, a ministra da Cultura ouviu as preocupações e as associações do setor mostraram a sua total disponibilidade para colaborar com o Governo. Dentro de duas semanas vai realizar-se um novo encontro, no qual as associações vão apresentar um conjunto de medidas para serem analisadas e debatidas.

 

©Jorge Ferreira