Turismo de Portugal: ações para reforçar a confiança dos turistas
09-09-2020
No sentido de reforçar a confiança dos turistas no destino Portugal, o Turismo de Portugal desenvolveu duas ações, que facilitam e promovem o cumprimento das regras sanitárias preventivas da disseminação da Covid-19: o kit ‘Protected Tourist’ e a adaptação da plataforma Portugal Clean & Safe como base de dados dos turistas que visitam o país.
A ser distribuído pelos turistas que chegam a Portugal, o kit ‘Protected Tourist’ é composto por duas máscaras de certificação nível 3 CITEVE, que cumprem os critérios de segurança e são 100% biodegradáveis, por uma embalagem de álcool gel, por conselhos de proteção e por um QR Code de acesso ao site www.portugalcleanandsafe.com, onde podem ser consultadas as empresas que já têm o selo Clean & Safe emitido, bem como avaliar, através de um sistema de semáforo, o cumprimento dos protocolos por parte das empresas. A plataforma vai ter também incluído um sistema de registo de turistas que pretendam receber informação do Turismo de Portugal, bem como informação de apoio ao turista em contexto de pandemia Covid-19 no país. O kit ‘Protected Tourist’ é uma iniciativa conjunta do Turismo de Portugal, da ANA Aeroportos e das agências Regionais de Promoção Turística do Algarve, Lisboa, Alentejo e Ribatejo, Centro, Porto e Norte, e Açores.
Além disso, está prevista a possibilidade de o site Portugal Clean & Safe incluir o Passenger Locator Card Digital (Cartão de Localização de Passageiro Digital), que foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde, pela Direção Geral da Saúde e pela Autoridade Nacional da Aviação Civil, com o objetivo de auxiliar as autoridades de saúde a localizar passageiros que possam ter estado expostos à Covid-19. Para isso, os passageiros terão de preencher um formulário online, que estará disponível no site em português e inglês, com a sua informação pessoal e de voo, permitindo ser contactados em caso de necessidade.
Estas iniciativas vêm complementar outras ações lançadas pelo Turismo de Portugal, no sentido de reforçar o posicionamento do país como destino seguro e preparado, como o Portugal Health Passport (que permite aos turistas a possibilidade de realização do teste à Covid-19 e o acesso a cuidados de saúde urgentes na rede de hospitais e clínicas da CUF, Hospital da Luz, HPA Saúde e Lusíadas) ou o Portugal Travel Insurance (um seguro de viagem adaptado à nova realidade pandémica).
O Reino Unido é um dos principais mercados emissores de turistas para Portugal – 3,7 milhões de turistas no ano passado. Após o anúncio do levantamento da obrigatoriedade de quarentena dos turistas britânicos que visitam Portugal, registou-se um aumento da procura de viagens na plataforma Skyscanner, na ordem dos 2,2 milhões de pesquisas nas duas últimas semanas (mais 398% face às semanas anteriores), o que acompanha a tendência de crescimento do interesse por Portugal que se vem registando (mais 110% nos últimos 30 dias).
As equipas de Turismo do Turismo de Portugal, presentes em 26 mercados estratégicos, têm vindo também a intensificar o trabalho junto das companhias aéreas, operadores turísticos, imprensa e consumidor final, com vista a projetar internacionalmente o país e a incentivar a retoma da atividade turística. As ações desenvolvidas posicionam Portugal como destino turístico de excelência, uma das metas da Estratégia Turismo 2027.