Turismo de Portugal e regiões cancelam presença na BTL
04-03-2020
O Turismo de Portugal (TP), a Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores, a Secretaria Regional de Turismo e Cultura da Madeira, a Entidade Regional de Turismo do Algarve, a Entidade Regional do Turismo do Alentejo, a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, a Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, ATA – Associação de Turismo dos Açores, a APM – Associação de Promoção da Região Autónoma da Madeira, a ATA – Associação Turismo do Algarve, a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, a ATL – Associação Turismo de Lisboa, Visitors and Convention Bureau, a Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal, a Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, e o NEST – Centro de Inovação do Turismo anunciam em comunicado que “não estão reunidas as condições para manter a sua participação na BTL 2020 na data prevista para a sua realização, seja através de stand próprio seja através dos diversos eventos inicialmente programados”. Isto no seguimento das recentes recomendações da Direção-Geral da Saúde no que toca à organização de grandes eventos.
“Contudo, cientes da importância do mesmo e considerando o facto de este ser o momento de encontro entre muitos compradores e fornecedores do setor, muitos internacionais, todas estas entidades estão a envidar os melhores esforços para manter algumas das ações previstas em formato digital, sem prejuízo da possibilidade de o evento poder decorrer noutra data se assim for decidido”, referem. Em colaboração com o NEST, o TP concretizará o programa de “Hosted Buyers”, uma parceria entre Turismo de Portugal, TAP e AIP, numa plataforma digital que está a ser desenvolvida em conjunto com parceiros do NEST . “Desta forma estarão asseguradas as condições para a concretização de reuniões previamente agendadas de compradores Internacionais com interesse específico no destino Portugal. Saliente-se que esta mesma plataforma poderá também vir a permitir concretizar algumas das reuniões que não puderam ocorrer devido ao cancelamento da ITB Berlim”, sublinha o comunicado.
Outras ações passarão também para ambiente virtual, em plataforma específica e redes sociais. “Uma vez que a grande maioria das empresas e agentes do setor tem já uma marcada presença digital, o Turismo de Portugal considera assim que, num momento de constrangimentos excecionais, estarão criadas condições para que o habitual networking e decorrente dinamização do setor que a BTL promove não sejam prejudicados, sem prejuízo para a possibilidade do evento poder decorrer noutra data se assim for decidido”.