Um drone para actuar em situações de emergência

02-08-2017

É um projecto do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (Inesc Tec) e da Tekever, que pode ajudar a ultrapassar problemas nas redes de comunicações de emergência. A solução passa pela comunicação sem fios baseada na utilização de drones, que vão actuar em cenários de emergência, sejam eles incêndios ou cheias, ou até eventos de grande dimensão como festivais de música.

Os drones vão ter a capacidade de restabelecer e reforçar as comunicações sem fios, disponibilizando banda larga em cenários onde não exista cobertura ou em que haja necessidade de reforçar a capacidade da rede.

“O que existe hoje em dia é a instalação de estações de base móveis temporárias que são suportadas em camião. Isto faz com que haja uma flexibilidade de posicionamento reduzida, na medida em que se está limitado aos locais onde é possível estacionar o veículo. Para além disso, as estações assentam maioritariamente em ligações via satélite com custos elevados e limitações de largura de banda”, explica Rui Campos, do Centro de Telecomunicações e Multimédia do Inesc Tec.

Esta solução, que fica concluída em Maio de 2019, está a ser desenvolvida no âmbito do projeto WISE, que é financiado por Fundos FEDER através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização COMPETE 2020 e por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia.