Vacinados já não precisam de realizar testes em eventos culturais e desportivos
13-10-2021
Os vacinados com duas doses há mais de 14 dias deixam de precisar de fazer testes de rastreio à Covid-19 em eventos familiares, culturais, desportivos e cooperativos. A Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou a Norma 019/2020, no sentido de adaptar a Estratégia Nacional de Testes para a SARS-CoV-2 à elevada cobertura vacinal em Portugal e à atual situação epidemiológica.
“O documento isenta as pessoas com o esquema vacinal completo há mais de 14 dias da realização de testes de rastreio em alguns contextos, como eventos de natureza familiar, cultura, desportiva ou cooperativa”, lê-se no site da DGS.
Entre outras medidas, a norma atualizada esta quarta-feira indica que ficam dispensados da realização de testes de rastreio periódicos os residentes, utentes e profissionais de locais como unidades de Cuidados Continuados Integrados, instituições de apoio a migrantes e refugiados e nos estabelecimentos prisionais e centros educativos que apresentem esquema completo há mais de 14 dias. Também nas unidades prestadoras de cuidados de saúde, não terão de realizar testes regulares os doentes e acompanhantes, desde que tenham o esquema vacinal completo há duas semanas. Contudo, a realização de testes periódicos aos residentes, utentes e profissionais mantém-se nos lares de idosos, independentemente do seu estado vacinal.
“Todas as pessoas com esquema vacinal completo há mais de 14 dias devem, no entanto, continuar a realizar testes de diagnóstico da Covid-19 em caso de suspeita de infeção por SARS-CoV-2 e em situações de risco por proximidade com uma pessoa com Covid-19”, acrescenta a DGS.
Imagem de abertura: Meet@AlticeArena 2019