Vila Galé Porto Ribeira, um hotel de charme com conceito ‘paper free’
18-10-2017
A vista é privilegiada para o rio Douro, a partir do Cais das Pedras; o tema é a pintura e as paredes do edifício exibem arte; o uso do papel foi substituído pela utilização de soluções tecnologias. Assim é o Vila Galé Porto Ribeira, um hotel de charme do grupo Vila Galé, que abriu na zona ribeirinha do Porto e que apresenta um conceito ‘paper free’.
O papel foi substituído por soluções ‘mobile’, e o relacionamento interno, com hóspedes e com fornecedores é feito com recurso a tablets, smartphones, aos televisores dos quartos e ao email. A utilização da tecnologia pretende garantir uma maior sustentabilidade e eficiência, sem descurar a simplicidade e um uso fácil e intuitivo.
Este novo hotel, de quatro estrelas, resulta da reabilitação de quatro edifícios no Cais das Pedras, perto da Alfândega do Porto, num investimento superior a cinco milhões de euros. Tem 67 quartos, 14 dos quais com vista para o rio Douro. A unidade, cujo tema é a pintura, distingue os quartos e áreas comuns com pinturas do Renascimento ao Contemporâneo. E porque é de Arte que se fala, o hotel conta ainda com o lounge Almada Negreiros. É neste espaçoque funciona o bar, com esplanada junto ao rio e um pátio interior.
“O Vila Galé Porto Ribeira é mais um hotel que nos deu muito prazer fazer, porque, mais uma vez, reabilitámos património que estava muito degradado, mas respeitando o perfil urbanístico do Cais das Pedras, uma zona com imenso potencial turístico e com uma relação fantástica com o rio Douro”, refere Jorge Rebelo de Almeida em comunicado.
O presidente do Conselho de Administração frisa que a escolha da pintura como tema “é uma forma de homenagear os pintores portugueses e reforçar a nossa linha de hotéis temáticos” e acrescenta que o grupo quis inovar, introduzindo um conceito “que contribui para a preservação do ambiente e que responde as necessidades dos nossos clientes, cada vez mais atentos à tecnologia e à sustentabilidade”.