Web Summit: Tecnologia e Inovação em Lisboa
02-11-2017
Pelo segundo ano, Lisboa vai acolher a Web Summit, conferência global de Tecnologia e Inovação, entre os dias 6 e 9 de Novembro. Estão confirmados no evento mais de mil oradores – entre os quais, personalidades como Al Gore, António Guterres e François Hollande –, 1.600 startups e mais de 60 mil participantes, oriundos de mais de 160 países.
Ao longo dos quatro dias do evento, é possível conhecer o que melhor se faz no mundo e assistir a 21 conferências. Entre os mais de mil oradores convidados estão Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, François Hollande, ex-presidente francês, Magrethe Vestager, comissária europeia para a Concorrência, George Papandreou, ex-primeiro ministro grego, Salil Shetty, secretário-geral da Amnistia Internacional, entre outros representantes políticos.
De outras áreas, o evento apresenta Garry Kasparov, ex-campeão de xadrez, Liam Cunningham, actor da série “A Guerra dos Tronos”, Sara Sampaio, modelo, Tiago Pires, surfista, dirigentes desportivos, e ainda diversos directores executivos de empresas nacionais e internacionais, como Steve Huffman, da rede social Reddit, Stewart Butterfield, da plataforma de software Slack, José Neves, da Farfetch, Cláudia Goya, da PT, e Rui Coelho, da InvestLisboa, entre muitos outros. Além disso, vão estar presentes os ‘robots’ professor Einstein e Sophia, da Hanson Robotics.
Dados da Web Summit estimam que a edição do ano passado tenha injectado 200 milhões de euros na economia nacional e que as startups portuguesas que, desde 2010, estiveram presentes no evento já angariaram mais de 78 milhões de euros.