WTTC alerta para a inconsistência das regras de viagem na Europa
22-07-2020
Os viajantes e turistas estão confusos com as diferentes regras e conselhos de viagem que existem por toda a Europa, alerta o WTTC – World Travel & Tourism Council, que apela aos países europeus para que implementem regras de viagem mais consistentes e conselhos uniformes sobre a Covid-19.
Regras distintas na zona Schengen, “supostamente única”, impedem a livre movimentação entre fronteiras. E os viajantes e turistas têm vindo a encontrar tipos distintos de regras e conselhos, uma vez que cada país está em diferentes etapas de retoma. Além disso, se nuns países, como a França e a Alemanha, o uso de máscaras em transportes públicos é obrigatório, por exemplo, noutros, como a Suécia e a Noruega, já não é. E toda esta inconsistência atrasa a recuperação do setor das viagens e turismo, frisa o WTTC, que alerta que se os governos europeus não fizerem um esforço para alinharem as suas políticas a frágil recuperação vai desacelerar, pondo em causa 16 milhões de postos de trabalho no setor das viagens e do turismo.
“O WTTC apela a todos os chefes de Estado europeus para que se unam em benefício de milhões de pessoas que dependem deste setor na Europa, viajantes e trabalhadores”, sublinha Gloria Guevara, presidente e CEO do WTTC, em nota de imprensa, acrescentando ser “urgente que os governos aprendam com o passado e tomem medidas rápidas e eficazes para coordenar e harmonizar as regras de viagem e os requisitos nas fronteiras”. A responsável lembra que crises anteriores, como a económica em 2008, mostram que há uma recuperação mais rápida quando existe uma coordenação entre países.
Segundo Gloria Guevara, desde o alívio nas restrições de viagem, há cada vez mais pessoas a procurar destinos de férias na Europa, mas “infelizmente a falta de coordenação entre os países criou inconsistências”, o que não transite confiança aos potenciais viajantes. “Quem viaja de um país europeu para outro encontra uma diferença desconcertante nos conselhos de viagem, na utilização de máscaras, testes e rastreamento de contactos, que podem dificultar a recuperação do setor das viagens e do turismo”, refere a presidente e CEO do WTTC, adiantando: “Este clima de incerteza para viajantes e turistas é a última coisa que precisam numa altura em que o setor das viagens e turismo clama por consistência.” Assim, “o tempo de trabalharmos juntos é agora”.
O WTTC lançou recentemente um guia com diretrizes para viagens seguras, para que os viajantes possam usufruir das suas viagens neste “novo normal”.
©WTTC