Ferramentas de inteligência artificial úteis para a indústria dos eventos
05-12-2023
# tags: APAVT , Associações , Tecnologia
Durante o congresso da APAVT, que abordou a inteligência artificial, foram partilhadas algumas ferramentas úteis para o dia-a-dia das empresas.
Natália Rosa, CEO da agência de comunicação e marketing sul-africana Big Ambitions, partilhou durante o mais recente congresso da APAVT, algumas ferramentas de inteligência artificial (IA) que podem ser facilmente usadas na indústria do turismo, mas que também se podem aplicar à dos eventos.
Já convivemos com a inteligência artificial no setor do turismo há alguns anos, basta pensar nos chatbots e assistentes virtuais, no reconhecimento facial para check-in e embarque, nos dispositivos de tradução, na precisão de compra dos voos, etc. Ela serve principalmente, segundo Natália Rosa, para libertar do trabalho mais mundano e rotineiro, para que os profissionais se concentrem no que os clientes mais valorizam.
Natália Rosa sublinha que é preciso arriscar, testar, brincar como quando éramos crianças e pintávamos fora das linhas.
Algumas ferramentas que podem ser usadas no dia-a-dia:
Pesquisa: Chat GPT, Claude.ai e Perplexity
Tradução: Usar o DeepL e o Chat GPT
Transcrição: Deepgram
Produtividade: Chat GPT (4), Monica, Murf.ai, Zoom e Finalscout
Conteúdo: Chat GPT (e Dall-E), Claude.ai e Midjourney
Análise de dados e tendências: Chat GPT (4)
Design: Canva, Invideo
Para tirar o máximo proveito destas ferramentas, o prompt, ou a instrução, deve ser o mais específico possível e o utilizador deve fornecer o máximo de contexto.
A CEO da Big Ambitions alerta, no entanto, para o seguinte: os direitos de autor pertencem à IA, a menos que o texto seja editado; o utilizador deve verificar sempre os factos e ter cuidado com a informação que partilha (não se devem partilhar informações sensíveis).
Para incutir uma cultura IA na equipa, a responsável sugere uma auditoria ao fluxo de trabalho, mapear cada tarefa onde a IA pudesse ajudar, incentivar a equipa a superar medos e começar com projetos menores.
O congresso da APAVT decorreu no Porto, de 30 de novembro a 2 de dezembro.
© Cláudia Coutinho de Sousa Redação
Editora