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AM Live: “Desenhamos experiências”
22-03-2023
# tags: Espetáculos , Eventos , Meetings Industry
Esta expressão, “Desenhamos experiências”, é recorrente no discurso de Bruno Galvão, produtor da AM Live, que integra a AM Experience Group.
Serve para descrever todo um processo que no último Natal levou 135.000 espectadores aos musicais “O Feiticeiro de Oz no Gelo”, no Porto, e “A Nova Cinderela no Gelo”, em Lisboa.
Desde 2013, os espetáculos da AM Live receberam perto de 900.000 espectadores, com uma receita que foi sendo apurada, mas que se pode resumir como espetáculos de teatro musical originais, no gelo, com uma grande produção artística em termos de cenografia, figurinos, desenho de luz e que ganham vida em arenas que a AM Live cria de propósito para cada temporada – com cerca de 1.000 lugares no Porto e 750 em Lisboa. Cada temporada envolve uma equipa de 160 pessoas, num período de pouco mais de um mês. O último inquérito atribuiu uma pontuação de 4,8 pontos em cinco possíveis à “A Nova Cinderela no Gelo” e ao “ Feiticeiro de Oz no Gelo”, com 96% das pessoas a dizerem que as experiências foram de encontro ou superaram mesmo as suas expectativas.
“Isto não é só entretenimento e magia. Temos a responsabilidade de atualizar as histórias e as mensagens que fazemos chegar às nossas audiências. Trabalhamos o edutainment, introduzindo na narrativa temas prementes dos dias de hoje, tal como fizemos no caso do Feiticeiro de Oz onde trabalhámos a mensagem da saúde mental e na Cinderela com o empoderamento feminino. Isto, com cabeças de cartaz que defendem este propósito, tendo a personagem Cinderela sido interpretada pela Carolina Deslandes. As temáticas e propósitos que trazemos a cada guião e a todo o simbolismo de cada área tornaram-se um pilar dos nossos espetáculos e de toda a produção”.
Passos para a sustentabilidade
Em 2021, a AM Live obteve a certificação na norma ISO 20121 para eventos sustentáveis. Em 2022, a produtora renovou a mesma, tendo-se associado a empresas como a Make-a-Wish e a Fundação Luís Figo. Além disso, foram disponibilizadas sessões inclusivas para cegos -com audiodescrição -e para surdos -com interpretação em língua gestual portuguesa – tendo sido também criado um bilhete mais acessível para cegos, surdos e pessoas com mobilidade reduzida. A sustentabilidade ambiental é uma outra preocupação da empresa, tendo sido implementado o cálculo da pegada de carbono, com ações efetivas para minimizar o seu impacto ambiental. “Já são os nossos parceiros e fornecedores que dizem ‘Para o ano vamos mudar isto, vamos fazer assim...’ Sentimos que, quando chegamos a tanta gente, além de termos que passar mensagens relevantes para todos, temos a responsabilidade de as materializar”, enfatiza Bruno Galvão.
Muitos meses de preparação
O ponto de partida é ouvir o público. Chegando a crianças “dos 3 aos 99 anos”, a AM recorre às figuras da Disney porque estão no imaginário de muitos de nós. Entre fevereiro e março, surge o primeiro guião, que é a origem de tudo. Depois, vem a música. A partir daqui, as outras áreas começam a desenhar espaços cénicos, os figurinos, todos os ambientes que a luz e a sonoplastia podem trazer, e a meio do ano, tem-se o desenho final de cada espetáculo.
A fase dois écomeçar a construir os cenários, recrutar os elencos e escolher as empresas parceiras que são cruciais no percurso e sucesso, e a quem a AM Live “está muito grata pela colaboração”, afirma Bruno Galvão. Finalmente, entre setembro e outubro, começa a fase de ensaios e a montagem de cada uma das AM Arenas, que éum desafio permanente. “Quando me juntei à AM Live”, conta Bruno Galvão, “já tinha uma experiência grande em produzir musicais, e percebi que o meu trabalho era projetar tudo, a começar pela sala de cada espetáculo. Temos que definir todos os detalhes -mas também éisso que nos permite fazer com que cada sala seja parte do espetáculo”.
Desenhar experiências
“Temos um processo nosso, rigoroso e sustentado em etapas de método mais científico, na AM Experience Group, na sequência de várias formações que fizemos com docentes da Universidade de Artes de Londres, em Experience & Entertainment Design, e o que aprendemos na construção das experiências de cada espetáculo, ao conhecer a jornada emocional do público, ajuda-nos a construir muitas outras experiências, produzidas por outros ecossistemas do Grupo, seja nas pistas de gelo, nas piscinas de bolas (AM Fun Play & Ice), nas iluminações (AM Illumination & Arts) ou no uso das novas tecnologias, como o metaverso (AM Lab)”, explica o produtor da AM Live.
Desejos para 2023
As produções deste ano já estão definidas: Aladino no Gelo, no Porto, e Peter Pan no Gelo, em Lisboa. Mas a AM Live já começou a dar passos no processo de internacionalização e em 2023 quer ir para fora, começando por Espanha e pelo Brasil, e, paralelamente, atuar noutros momentos do ano, sem ser apenas no Natal. “Hátanto amor envolvido neste trabalho, que a única coisa que me tira o sono épensar atéonde podemos chegar. Esse éo grande desafio. Além disso, tenho a plena consciência de que tudo isto só é possível pelas nossas pessoas, pelas nossas equipas que são inexcedíveis e que apenas com elas é possível chegar mais longe. A magia destes espetáculos só se vive com elas”, conclui Bruno Galvão.