O regresso das Fallas de Valência

30-03-2022

# tags: Festivais , Eventos , Cultura , Espanha

Património Imaterial da UNESCO desde 2016, as Fallas de Valência regressaram ao calendário da primavera, depois de dois anos afetadas pela pandemia.

O festival de Valência chamou cidadãos e visitantes para a rua, para usufruírem de todos os seus eventos habituais, como as mascotes, a oferenda, as danças ao ar livre e o fogo-de-artifício, ao longo de cinco dias, de 15 a 19 de março. Há ainda as fogueiras, que resultam da queima das fallas, monumentos plantados a 15 de março nas ruas da cidade, muitos representando cenas quotidianas, numa sátira social e cómica, ou feitos a pensar nos mais pequenos.

Depois de um ano sem ser celebrado e de um outro com um programa mínimo em setembro, o evento regressou ao seu calendário tradicional. Mas sem esquecer as medidas de segurança: a utilização de máscara era obrigatória em todas as atividades interiores e em eventos ao ar livre em que o distanciamento não estivesse garantido.

Las Fallas coincidem com a celebração, a 19 de março, de São José, padroeiro dos carpinteiros, que há centenas de anos tiravam os restos velhos das suas oficinas, queimando-os na rua, numa forma de acabar com o velho e começar uma nova época – o fim do inverno e o início da primavera. Ao longo dos anos, o festival foi-se transformando, mas mantendo a sua essência e tradições.

©VisitValencia