Um caminho de fé

17-08-2021

# tags: Team Building , Incentivos , Eventos

Artigo de opinião de Ana Fernandes, da Eventor's Lab, publicado originalmente na Event Point 39.

Foi com elevada gratidão que aceitei o convite para editora convidada desta edição da Event Point*. Uma palavra inicial de apreço pelo caminho que a revista tem percorrido, e o qual tenho (temos) acompanhado, e que é de inquestionável importância para a sistematização do setor em Portugal, não só pela partilha de informação, conteúdos, mas sobretudo porque, além da importante componente editorial, nos tem desafiado a olhar o setor e a perspetivar o futuro. O último evento REINVENT foi um excelente exemplo. E por todo este historial o nosso agradecimento enquanto setor.
 
Enquanto editora convidada, o primeiro desafio foi pensar numa temática e, apesar de parecer despropositada quando olhamos para o setor e o momento que atravessamos, propor os caminhos de Santiago, neste ano de Xacobeo, tem, para mim, uma carga de grande simbolismo e perspetiva.
 
El camino, apesar de historicamente existente, turisticamente um foco de atração, e cada vez mais diversificado e pólo agregador de comunidades locais, nacionais e transfronteiriças, ainda não foi devidamente explorado pelo setor corporativo, empresarial e MICE, mas acredito que ao longo destas páginas possamos descobrir algumas novas oportunidades.
 
Porém, se olharmos com outros olhos, podemos escalar outros trilhos nos quais os mesmos fundamentos têm de ser percorridos: trabalho em rede, aproveitamento de sinergias, digitalização dos recursos, descarbonização da economia, acesso a fontes de investimento e de cooperação,
dinâmicas sensoriais, emocionais e data intelligence são chaves mestras do futuro e todos estes princípios estão aqui presentes... e por isso também aqui podemos ser inspirados.
 
Mas tenho que ser sincera, o caminho pode ainda refletir o momento que vivemos. Um percurso que se tornou penoso, de reflexão, resiliente e no qual ainda aguardamos uma chegada vitoriosa.
 

© Ana Fernandes Opinião

CEO da Eventors' Lab