Stand reutilizável e sem resíduos apresentado no The Meetings Show
12-06-2024
# tags: Stands , The Meetings Show , Eventos , Feiras , Sustentabilidade
Um stand inovador, reutilizável e sem resíduos, fabricado a partir de resíduos de alcatifa de eventos, vai ser apresentado no The Meetings Show.
Resultado de uma colaboração entre o criador Paradigm e os parceiros isla, The Bulb, Informa e The Meetings Show, o protótipo do inovador stand reutilizável e sem resíduos vai ser revelado à comunidade mundial de reuniões e eventos na feira, que decorre a 19 e 20 de junho, no ExCeL London.
As paredes e o chão do stand circular e sustentável são construídos com um azulejo de plástico reciclado feito a partir de alcatifas antigas de exposições, sendo o pavimento feito com plástico do oceano fabricado com eletricidade renovável no Reino Unido. A subestrutura do stand é construída a partir de metal reutilizado de uma estrutura fora de uso, o que significa que a estrutura do stand é feita a partir de materiais 100% pós-consumo.
Foram tomadas outras medidas para garantir a ausência de impactos tóxicos de tintas e colas, além de resíduos diversos de parafusos e pregos, uma vez que os ladrilhos se encaixam à mão e podem ser enrolados como uma alcatifa no final de uma feira, prontos a serem reutilizados. Além disso, graças à sua durabilidade e robustez, não é necessário um invólucro protetor de plástico de utilização única para proteger o stand durante o transporte. Como parte da gestão do fim de vida, os azulejos são reformados internamente pelo granulador da Paradigm, garantindo um sistema de reciclagem em circuito fechado.
“Tradicionalmente, tem havido um estigma de que os stands sustentáveis são comprometidos pelo seu design e qualidade, particularmente para os stands mais pequenos”, começa por referir o criador Lee Cooper, da Paradigm, que concebeu o stand curvo para representar a economia circular.
“Até há pouco tempo, as opções limitavam-se em grande medida ao cartão reciclado e à utilização de contraplacado inacabado e paletes para mobiliário, o que constitui uma estética muito específica. No entanto, com a abordagem da Paradigm, este já não é o caso. Estamos a utilizar materiais de eventos em fim de vida para oferecer uma solução alternativa com a circularidade no centro – e tem um aspeto fantástico", acrescenta Lee Cooper.
“Uma inovação empolgante para a indústria dos eventos”
Para além das credenciais de sustentabilidade, o novo stand, que vai estar exposto na secção A41 do pavilhão S2 do ExCeL London, também foi concebido de forma eficiente para garantir que todos os expositores dispõem de arrumação com fechadura, enquanto uma gestão eficaz dos cabos foi concebida para proporcionar flexibilidade e disposições de energia acessíveis aos expositores.
A simplicidade da estrutura permite a montagem e desmontagem em apenas duas horas. A ter ainda em conta que, como os stands são leves e de dimensões reduzidas, os custos de transporte, instalação e armazenamento passam a ser mais baixos.
“Trata-se de uma inovação empolgante para a indústria dos eventos, que demonstra o poder da experimentação e da criatividade no desenvolvimento de abordagens para reduzir os resíduos, o carbono e o impacto no planeta. Adoramos o facto de o stand ter sido concebido com uma mentalidade de circularidade em primeiro lugar e centrado no desvio de materiais dos resíduos e na procura de novas formas de os manter vivos e no âmbito dos eventos. Orgulhamo-nos de poder apoiar a inovação e a criatividade no setor dos eventos e esperamos que este stand inspire outros a continuar a criar e a experimentar, para assegurar que o diálogo na indústria se mantém orientado para o futuro e para ajudar a trazer soluções para a nossa fantástica indústria”, afirma Anna Abdelnoor, fundadora e CEO da isla.
Selina Donald, CEO e fundadora da Bulb, concorda e adianta: “Desenvolver e utilizar alternativas sustentáveis devem tornar-se a norma para qualquer pessoa envolvida no mundo das feiras e dos eventos. As exposições precisam de evoluir e a solução inovadora da Paradigm é a prova de que a sustentabilidade e a criatividade podem andar de mãos dadas e, mais importante, podem estar focadas nas pessoas e no planeta”.
Ben Wielgus, diretor de sustentabilidade da Informa, é um dos doze organizadores que estão a desenvolver e a testar a estrutura Better Stands, uma iniciativa que celebra os expositores que optam por stands reutilizáveis e sustentáveis. O responsável destaca o potencial de novas soluções na indústria.
“Este stand totalmente circular, tanto na sua forma como no seu fabrico, é um complemento muito interessante às opções que os expositores têm. É um excelente exemplo de inovação no espaço dos stands reutilizáveis e um testemunho da ideia de que há muitas oportunidades comerciais para os construtores de stands no que diz respeito a soluções reutilizáveis, ao mesmo tempo que proporciona uma excelente plataforma para os expositores promoverem a sua marca numa solução chave-na-mão”, sustenta Ben Wielgus.
Jack Marczewski, diretor de eventos da Northstar Meetings Group, que inclui o The Meetings Show, remata: “Estamos muito satisfeitos por estar a trabalhar com os parceiros para fornecer uma plataforma, bem como espaço de stand complementar para mostrar o stand inovador da Paradigm. Como parte do nosso compromisso contínuo de alcançar o Net Zero até 2050, estamos ansiosos por facilitar e defender mudanças positivas na nossa rede de fornecedores e expositores, enquanto também continuamos a avaliar e medir para implementar metas de curto e longo prazo para melhorar nosso desempenho em sustentabilidade.”