Plataforma digital revisita itinerários de José Saramago

Notícias

14-09-2022

# tags: Portugal , Turismo Literário , Turismo , Destinos , Viagens , Turismo de Portugal

A plataforma digital ‘Viagem a Portugal Revisited’ revisita os itinerários de José Saramago, promovendo Portugal como destino de turismo literário.

No âmbito das comemorações do centenário de José Saramago (1922-2022), a Fundação Saramago e o Turismo de Portugal lançaram a plataforma digital dedicada ao projeto ‘Viagem a Portugal Revisited’. A partir do livro ‘Viagem a Portugal’ (1981), redescobrem-se os locais descritos pelo autor, as paisagens, as comunidades, o património natural e cultural.

A plataforma serve de fio condutor e inspirador a quem quiser percorrer os itinerários descritos por José Saramago. Foram identificados doze locais: Guimarães/Citânia de Briteiros, Bragança, Vila Real, Guarda/Pinhel/Cidadelhe, Coimbra, Tomar/Constância, Mafra, Setúbal, Évora/Montemor-o-Novo, Beja, Alcoutim e Lagos. E os diferentes roteiros podem ser descobertos de forma interativa e dinâmica, usando mapas 3D com a tecnologia Google Earth.

“O projeto pretende motivar a leitura ou a releitura dos locais a partir da obra original e proceder a uma atualização e alargamento da viagem ‘saramaguiana’ e dos seus cenários, mediante o confronto das representações originais com o estado atual dos locais em causa, valorizados pela revisitação efetuada por escritores contemporâneos”, explica o Turismo de Portugal, em comunicado.

O escritor português José Luís Peixoto foi convidado a revisitar seis destes locais e a assumir o papel de anfitrião de cinco autores internacionais que reinterpretaram os roteiros originais: Adriana Lisboa (Brasil), Ondjaki (Angola), Maaza Mengiste (Estados Unidos), Laura Restrepo (Espanha) e Leila Slimani (França). O Turismo de Portugal refere que, em cada local revisitado, os autores escreveram sobre esse destino, criando textos originais que são complementados com vídeos, fotografias e roteiros atuais.

A plataforma digital está disponível em três idiomas (português, espanhol e inglês) e vai ser divulgada pelo Turismo de Portugal em mercados estratégicos como o Reino Unido, Espanha, Brasil e Estados Unidos. O projeto está enquadrado na estratégia que o Turismo de Portugal tem vindo a desenvolver no contexto do turismo literário, promovendo experiências que comuniquem o património literário da língua portuguesa e também visitas, ao longo de todo o ano e em todo o território, através de rotas e paisagens literárias associadas a escritores e obras de referência.

“É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite... É preciso voltar aos passos que foram dados, para os repetir, e para traçar caminhos novos”, escreve José Saramago na obra original. Palavras que servem de mote a esta descoberta de Portugal, através do olhar do escritor.