Algarve vai receber a gala do Guia Michelin Portugal em 2024
07-06-2023
# tags: Hotelaria , Restauração , Algarve , Eventos , Portugal , Turismo
O Algarve foi a região escolhida para receber a primeira Michelin Guide Ceremony Portugal, onde vai ser apresentado o Guia Michelin Portugal 2024.
Esta é a primeira vez que Portugal vai apresentar uma seleção própria de restaurantes e hotéis, separada de Espanha. O evento vai realizar-se no Nau Salgados Palace & Congress Center da Guia, em Albufeira, a 27 de fevereiro de 2024. A escolha do Algarve prende-se com o facto de ser um destino turístico e gastronómico de referência na Europa.
Vão estar presentes na Michelin Guide Ceremony Portugal vários protagonistas do panorama gastronómico português, como os chefs Dieter Koschina, do Vila Joya (duas estrelas Michelin), e Rui Silvestre, do Vistas Rui Silvestre (uma estrela Michelin), que vão ser os coordenadores de um grupo de chefs do Algarve, encarregues do jantar da gala.
Como em todo o território português, a gastronomia algarvia está ligada às tradições, mas vive um assinalável processo de atualização. Portugal distingue-se pela grande riqueza regional, baseada em produtos autóctones que fundamentam um receituário muito diversificado. No caso do Algarve, e dada a estreita ligação da região ao mar, há um forte carácter marítimo na sua gastronomia, onde se encontram inúmeros peixes e mariscos.
O Algarve destaca-se pelo seu clima ameno, pelas suas praias e paisagens naturais e também pela sua gastronomia, que apresenta diversas formas de preparar e cozinhar o peixe, em receitas como caldeiradas, sopas ou grelhado no carvão, ou ainda na cataplana. Outras especialidades da região são o cozido de grão-de-bico, as carnes, o milho e os vegetais. A doçaria algarvia privilegia a amêndoa e a alfarroba, produtos utilizados nos famosos Dom Rodrigo e nos Morgadinhos. Vários motivos para que no Algarve brilhem estrelas Michelin, com projetos onde se desfruta de alta cozinha internacional, mas igualmente próxima das tradições e cultura regional.
Promover Portugal como destino gastronómico europeu
Gwendal Poullennec, diretor internacional dos Guias Michelin, realça a importância de Portugal enquanto destino de referência na Europa e aplaude a chegada de um evento dedicado, em exclusivo, à gastronomia portuguesa – a Michelin Guide Ceremony Portugal 2024, organizada em parceria com o Turismo de Portugal e o Turismo do Algarve.
O Guia Michelin Portugal 2024 vai evidenciar a evolução gastronómica e a crescente excelência e consistência encontrada em Portugal pelos inspetores do guia, como ilustra a edição de 2023, onde foram incorporados cinco novos restaurantes portugueses com uma estrela Michelin.
Com a organização de um evento próprio, a revelação da seleção de restaurantes e a consequente criação e publicação de conteúdos editoriais e de comunicação, o Guia Michelin vai dar o seu contributo para a promoção de Portugal enquanto destino gastronómico europeu, que conta atualmente com sete restaurantes com duas estrelas Michelin, 30 com uma estrela Michelin, 38 Bib Gourmand e três projetos reconhecidos com a Estrela Verde Michelin (distinção que reconhece os restaurantes e chefs comprometidos com uma gastronomia sustentável e com o futuro do planeta).