APECATE elege órgãos sociais e aposta na continuidade do trabalho
11-04-2025
# tags: Eventos , Congressos , Associações , APECATE , Animação Turística
A APECATE – Associação Portuguesa das Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos elegeu, a 9 de abril, os novos órgãos sociais.
Para este novo mandato, a associação aposta na “continuidade” do trabalho que tem vindo a realizar. “A APECATE continua com as mesmas linhas de fundo, que têm a ver com uma série de questões fundamentais”, conta António Marques Vidal, presidente da associação, em declarações à Event Point.
António Marques Vidal recorda que há matérias que estão em pausa, devido à situação política do país, como o registo dos eventos (“que ficou a meio”), as questões fiscais (“que são sempre mais complexas”) ou as questões globais de ordenamento, mas pelas quais a associação garante que vai continuar a lutar.
Para os próximos três anos, a APECATE pretende continuar a “melhorar os canais de comunicação” com as diferentes entidades que tutelam os setores em que associação atua e com iniciativas “que promovam o desenvolvimento quer do setor dos eventos, quer da animação turística”, reforçando parcerias, “porque achamos que todas as iniciativas que se façam são poucas e merecem todas ser apoiadas”. Além disso, aposta ainda na continuidade de articulação com entidades de promoção turística.
O presidente da APECATE lembra que muitas das linhas de fundo “exigem um trabalho demorado” e que não têm resultados imediatos. “Durante este último mandato, no último ano, reunimos com todas as tutelas, fizemos várias reuniões, desbloqueamos pequenas situações, abrimos caminho para resolver situações complexas”, afirma. “Só que isso não é mágico, não se vê logo. Portanto, há todo esse trabalho que vamos continuar a fazer.”
Entre vários outros pontos, a APECATE assegura ainda que vai continuar o processo de “reorganização interna” e o “equilíbrio, quer financeiro, quer de capacidade” da própria associação: todos os sistemas internos estão a ser reorganizados, integrando as novas tecnologias, tudo o “que nos permita ir mais longe, ser mais eficazes e corresponder mais às necessidades do setor. Isso é uma aposta também”.
Congresso da APECATE: “Muitas sementes foram lançadas”
A APECATE realizou o seu 13º congresso anual, a 3 e 4 de abril, em Angra do Heroísmo, sob o mote ‘Inovar o futuro: o desafio dos eventos e animação turística’. Em jeito de balanço, António Marques Vidal assume que foi um “esforço” realizar dois congressos com cinco meses de diferença, mas que, tendo isso em conta e o facto de o evento se ter realizado numa região autónoma, “em termos de participantes ficamos bastante agradados”.
Segundo António Marques Vidal, houve também agrado dos participantes relativamente ao programa, que abordou “temas pertinentes”, além de terem também aparecido “desafios para novos temas”.
O presidente da APECATE destaca ainda o facto de o congresso se ter realizado em parceria com uma iniciativa estatal, o Azores Trail Fest. “Correu tudo muito bem”, sublinha. “Conseguimos conjugar duas entidades diferentes, conseguimos articular e conseguimos trabalhar com êxito. Acho que é uma mensagem muito importante”: é possível haver um trabalho comum, mas é preciso ir tentando e trabalhar para que isso aconteça, frisa. E no congresso, “muitas sementes foram lançadas”.
Órgãos sociais da APECATE
Direção
Presidente: António Marques Vidal (Mundo Catita Lda.)
Vice-presidente: Sofia Santos (Eventos ByT)
Vice-presidente: Nuno Avelar de Sousa (Sniper)
Vogal: Carlos Vieira (Ski Molhado)
Vogal: Vasco Noronha (Fator Chave)
Mesa da Assembleia Geral
Presidente: Aquino Gamboa (Promobidos)
Vice-presidente: Francisco Serzedelo (GR8)
Secretário: João Fiandeiro (Caminhos com História)
Conselho Fiscal
Presidente: Filipe Rodrigues (Tuper)
Vogal: Luis Serafim (A2Z)
Vogal: Miguel Assis (Voqin’)
Secção de Animação Turística
Presidente: Cláudia Caetano (Equinócio)
Vice-presidente: Joel Pereira (Tobogã)
Secção de Congressos e Eventos
Presidente: Sónia Brochado (BTrust)
Vice-presidente: Kevin Barardo (Supreme)

© Maria João Leite Redação
Jornalista