Destination weddings: mercado global em crescimento

Notícias

13-09-2023

# tags: Venues , Casamentos , Turismo , Destinos

Relatório da Future Market Insights (FMI), que faz previsões até 2033, indica que o mercado global de destinos de casamentos está em crescimento.

De acordo com o Destination Wedding Market Outlook, da FMI, o mercado global de destinos de casamentos deverá ter uma taxa de crescimento anual de 13,1% ao longo do período de previsão: de 2023 a 2033. A indústria de destination weddings foi avaliada no ano passado em mais de 26 mil milhões de dólares (24 mil milhões de euros). Este ano, o valor de mercado é de cerca de 30 mil milhões de dólares (28 mil milhões de euros) e o relatório estima que, em 2033, deverá chegar a um valor superior a 103 mil milhões de dólares (96 mil milhões de euros).

O facto de os venues e os organizadores de casamentos oferecerem pacotes personalizáveis, de os resorts e hotéis oferecerem serviços de planeamento de casamentos, de os casamentos internacionais e interculturais serem cada vez mais comuns e de as redes sociais influenciarem as tendências do setor são apontados como fatores que contribuem para este crescimento.

Também a integração da tecnologia, que facilita a organização do evento remotamente, a criação de convites online e a confirmação de presenças em tempo real, além da utilização de recursos tecnológicos, como cabines fotográficas e imagens de drones, abrindo “novas portas para a criatividade”.

O relatório explica que ao optarem por destinos diferentes para casar, os casais pretendem “criar experiências únicas e inesquecíveis” para todos os envolvidos. “Locais exóticos, paisagens pitorescas e destinos culturalmente ricos oferecem uma sensação de aventura e criam memórias duradouras”, lê-se no relatório, que acrescenta que, por vezes, estes podem ser “mais económicos do que os casamentos tradicionais”, dependendo dos pacotes disponíveis.

Casamentos em castelos são bastante populares


Outra perspetiva do Destination Wedding Market Outlook prende-se com o facto de muitos dos casamentos em destinos diferentes e turísticos se transformarem em lua-de-mel, “permitindo que os casais comecem a sua vida de casados no mesmo local onde trocaram os votos”.

E como os pacotes de casamento incluem os serviços de planeamento e coordenação, fica reduzido “o stresse e a carga de trabalho do casal e das suas famílias”. Além disso, os wedding destinations estão a transformar-se “em festivais de vários dias, com diversas aventuras pré e pós-evento”, onde não falta entretenimento para todos, noivos e convidados.

O relatório indica que “os casais preferem cerimónias pequenas e mais íntimas em vez de casamentos grandes e tradicionais”. No que toca ao número de convidados, a nível global, os casais preferem o segmento abaixo de 100. “Os clientes querem cerimónias íntimas e celebrar com parentes e amigos próximos, e isso raramente ultrapassa os 100 convidados.”

Os casamentos em castelos revelaram-se bastante populares e os casamentos na praia mostraram-se um segmento emergente no mercado. O planeamento de casamentos é o serviço preferido pelos noivos, porque ajuda na organização do evento, desde a procura do venue à coordenação de transporte e alojamento.

O relatório da FMI refere que, segundo a Organização de Viagens em Grupo, muitos dos casamentos em destinos caros acontecem na cidade de Nova York; sendo a Flórida, Califórnia e Nevada outros locais muito populares para casamentos nos Estados Unidos. O México é também um país muito procurado para casamentos, tal como a Índia, onde a indústria está a prosperar.