Destinos inspiram à mudança por eventos mais sustentáveis
28-10-2022
# tags: Turismo , Destinos , Sustentabilidade
Sustentabilidade é já uma palavra obrigatória nos websites dos destinos, um pouco por todo o mundo.
Na Europa, somam-se boas ideias de como reduzir o impacto ambiental de eventos profissionais e são já muitas as iniciativas para tornar melhor e mais verde o turismo de negócios.
Conheça algumas das ações que estão a ser levadas a cabo por Convention Bureaux:
Madrid
A nova ferramenta digital PLUS (Platform for Legacy with Us) é disponibilizada a todos os organizadores de congressos, reuniões e eventos profissionais na capital espanhola, com o objetivo de estimar a pegada de carbono dos eventos que estão a programar. Na prática, e tendo em conta o perfil de cada evento, a plataforma calcula as emissões de CO2 produzidas e apresenta um relatório com medidas e sugestões a implementar para que o impacto ambiental e social no destino seja minimizado, em linha com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
A ferramenta PLUS distingue-se de outras iniciativas pelo facto de permitir tomadas de decisão e inclusão de boas práticas de sustentabilidade antes mesmo da realização dos eventos. A plataforma inclui ainda informação de duas bases de dados que facilitam o contacto com organizações, parceiros e associações locais que poderão ajudar a implementar ações com impacto positivo, que tragam benefícios duradouros para a sociedade ao longo do tempo.
Copenhaga
Um guia prático para eventos mais sustentáveis é a proposta apresentada pelo Copenhagen Convention Bureau aos organizadores de eventos profissionais. Num claro convite à reflexão e posteriormente à ação, o Copenhagen Sustainability Guide 2.0 é uma ferramenta de pré-planeamento, com indicações para escolhas tangíveis, insights sobre indicadores de CO2 e apresentação de efeitos sustentáveis. Garantir que eventos na capital dinamarquesa minimizam a sua pegada de carbono e contribuem para os ODS é o grande desafio.
O guia prevê três passos: criação do evento (definição da duração e número esperado de participantes), definição do nível de ambição de sustentabilidade (o guia é dividido em seis temas e dentro de cada categoria deverá ser escolhido um nível de ambição Alto, Médio ou Moderado) e download de resultados (a entidade que está a planear o evento pode descarregar um resumo com uma visão geral e a redução de emissões de CO2 que poderá ser obtida com as escolhas feitas).
Gotemburgo
Por quatro anos consecutivos, Gotemburgo foi distinguida como o destino mais sustentável do mundo pelo Global Destination Sustainability Index. Entre as inúmeras ferramentas disponíveis para organizadores de eventos profissionais -como o acesso exclusivo a bases de dados com as escolhas mais sustentáveis e a calculadoras do impacto ambiental dos eventos que estão a programar -, a Göteborg & Co decidiu partilhar o conhecimento com o mundo e lançou um website com “101 ideias sustentáveis para um turismo melhor” e mais responsável.
A plataforma 101sustainableideas.com está em constante atualização e dá visibilidade a projetos no mundo todo, mas também a empreendedores e profissionais locais do setor de turismo e eventos. O grande desafio é inspirar à mudança e atingir os ODS.
Glasgow
A cidade escocesa aspira tornar-se num dos principais destinos de turismo sustentável da Europa. Glasgow tem como meta ser neutra em carbono até 2030 e reconhece o papel do destino na promoção e incentivo ao turismo responsável. Por eventos mais ‘verdes’ e sustentáveis, o Convention Bureau lançou a iniciativa Go Greener in Glasgow, um conjunto de ferramentas online para ajudar organizadores a encontrarem os venues, os fornecedores e as atividades que melhor se alinham com as suas aspirações ecológicas.
De forma rápida, é apresentada, por exemplo: uma lista dos locais e prestadores de serviços mais indicados do ponto de vista sustentável; informações das melhores práticas para deslocação na cidade, como a rede de aluguer de bicicletas OvoBikes, considerada pelo destino como “a maneira mais económica, ecológica e saudável” para os participantes se moverem; sugestões de atividades de team-building e workshops para que possam relaxar ao ar livre, enquanto ajudam a plantar e a tornar os parques de Glasgow ainda mais verdes; sugestões de atividades desportivas que podem ser associadas ao evento; uma ferramenta gratuita para calcular a pegada de carbono, entre muitas outras.
Bordéus
A par de Valência, a cidade francesa foi distinguida pela UE como “Capital Europeia do Turismo Inteligente” 2022, classificação que reconhece feitos notáveis no planeamento de ‘smart tourism’.
Com o objetivo de juntar todas as partes interessadas numa reflexão comum sobre o futuro da atividade de eventos numa perspetiva sustentável, o Convention Bureau de Bordéus criou o website The Agora Tourism Bordeaux, plataforma colaborativa onde, desde 2021, visitantes, moradores e profissionais são convidados a trocar ideias de forma a que possam ser adotadas as melhores práticas de sustentabilidade nos eventos organizados no destino.
Raquel Madureira