Feira de Emprego do Centro: primeira edição vai decorrer em Coimbra
12-04-2023
# tags: Centro de Portugal , Coimbra , Bolsa de Empregabilidade , Eventos , Turismo , Empresas , Emprego
A primeira edição da Feira de Emprego do Centro vai realizar-se em Coimbra, a 9 de maio, e vai juntar empresas e candidatos da área do turismo.
A Feira de Emprego do Centro vai estrear-se em Coimbra, no Convento São Francisco. A iniciativa, que pretende facilitar a contratação na área do turismo, vai contar com cerca de 50 empresas a identificar talento e a apresentar as suas vagas de emprego aos candidatos em vários departamentos, da operação e gestão à manutenção, entre outros.
A Feira de Emprego do Centro é organizada pela Bolsa de Empregabilidade, que, ao longo de sete anos de existência, já realizou dez edições, em Lisboa, no Porto e no Algarve. O conceito chega agora à região centro do país e conta com o apoio da Turismo Centro de Portugal e da Câmara Municipal de Coimbra.
A primeira Feira de Emprego no Centro vai contar com a participação do Ministério de Economia, do Ministério da Coesão Territorial, da Secretaria de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, do Turismo de Portugal e da Turismo Centro de Portugal, na sua sessão de abertura.
O evento vai promover também um espaço dedicado aos empreendedores. Nos ‘Fórum Talks’ vão estar presentes startups e instituições de apoio ao desenvolvimento empreendedor, bem como institutos e organizações de promoção de oportunidades de empregabilidade com foco e especialidades no interior e no Centro de Portugal.
Evento com a “capacidade de atrair trabalhadores para o setor”
A Feira de Emprego do Centro foi apresentada ontem na sede da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, em Lisboa, e contou com a participação de António Marto (presidente da Associação Fórum Turismo e fundador da Bolsa de Empregabilidade), Carlos Moura (presidente da AHRESP), Ana Paula Pais (diretora coordenadora da formação do Turismo de Portugal) e Pedro Machado (presidente da Turismo Centro de Portugal).
“As Bolsas de Empregabilidade são eventos que reúnem duas forças: a força de quem procura trabalho na área do turismo e a força de quem procura identificar talentos neste setor”, explicou António Marto, que deu conta do sucesso crescente da iniciativa: “Começou com 20 empresas, em 2016, e evoluiu para 120 empresas.”
Carlos Moura lembrou que “o turismo é hoje uma das principais atividades mundiais e aquela que reage mais depressa às adversidades. É um pilar da nossa economia, mas é necessário torná-la atrativa para os profissionais”. Por isso, mostrou-se satisfeito pela realização do evento, “que tem essa capacidade de atrair trabalhadores para o setor”.
Na mesma linha, Ana Paula Pais referiu que “o nosso país é rico na autenticidade de experiências que oferece aos visitantes, mas é necessário cativar os profissionais, em especial os jovens, para este setor”. Considerou ainda que “é preciso mostrar aos jovens que é um setor profundamente gratificante, em que existe uma rápida progressão na carreira. Esta Feira do Emprego, ao colocar empregadores e candidatos frente a frente, é facilitador do aumento desse interesse”.
Por fim, Pedro Machado destacou que “um dos fatores que distinguem Portugal a nível internacional é a hospitalidade”. Sendo esse “um dos nossos maiores ativos”, é então “importante a formação dos recursos humanos”. E “uma Feira de Emprego como esta é fundamental para mantermos alta a fasquia da qualidade do saber receber, da hospitalidade”. Além disso, “por acontecer no Centro de Portugal, é uma resposta positiva a outra preocupação, que é a coesão do território, o que leva a Turismo Centro de Portugal a associar-se à iniciativa”, afirmou, concluindo: “São os territórios e os seus produtos que fazem de Portugal um dos melhores destinos do mundo.”
Na cerimónia de apresentação do evento, a AHRESP e o Fórum Turismo assinaram um protocolo, que prevê que a associação, através da sua própria bolsa de emprego, esteja presente em todas as Bolsas de Empregabilidade promovidas pelo Fórum Turismo.
As inscrições para a Feira de Emprego do Centro são gratuitas e podem ser feitas aqui.