GLEX: um exemplo de como um evento contribui para mudar o mundo
12-06-2023
# tags: Açores , Eventos , Conferências
187 anos depois de Charles Darwin ter visitado a Terceira, a GLEX Summit decorre na ilha e promete ser mais uma edição transformativa.
A GLEX Summit volta a reunir em Portugal os maiores exploradores do planeta e pioneiros da exploração espacial, algo que já vem acontecendo desde 2019. O evento é o ponto de encontro destas mentes brilhantes e vai acontecer de 14 a 16 de junho, em Angra do Heroísmo, Terceira.
Ao todo estarão presentes mais de quatro dezenas de cientistas e exploradores, de 14 nacionalidades e mais de 300 participantes, 187 anos depois da visita de Charles Darwin à ilha. A organização é da Expanding World, com a chancela e curadoria do “The Explorers Club of New York”.
A GLEX Summit vai ter como palco o Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo. Richard Garriott, presidente do The Explorers Club, justifica a opção pela ilha da Terceira como o palco da GLEX Summit: “Não há melhor local para descobrir o que se seguirá na exploração, do que uma ilha que já foi um espaço vazio no mapa, até exploradores corajosos a encontrarem. Esse esforço de preencher espaços vazios em mapas está presente na história dos Açores e na empreitada dos navegadores portugueses. Da travessia do Atlântico, à travessia das estrelas, estamos no limiar de uma nova época dourada da exploração”.
"O contributo principal da GLEX é criar uma cimeira única, no sentido de, pela primeira vez, se juntarem todas estas áreas de conhecimento: do espaço, da biologia, da geologia, da engenharia… Juntar a ciência e a tecnologia, para juntar soluções que já existem e juntar estas pessoas todas de forma a acelerarem, no fundo, estas soluções", afirmou, em declarações à Lusa, Manuel Vaz, fundador da Expanding World. O organizador sublinha ainda que “a GLEX é neste momento um motor desta área. É um evento pioneiro no mundo, que está a começar a incentivar também outros eventos, nesta lógica de fundir conhecimento".