Global Destination Report: defender o valor dos eventos de negócios

Notícias

29-11-2023

# tags: Eventos , IBTM World , Destinos

Apresentado na IBTM World, o The Business of Events – Global Destination Report mostra que é preciso defender o valor dos eventos de negócios.

O relatório mede a pulsação da indústria dos eventos de negócios e centra-se no financiamento, no sentimento e no legado, recolhendo novas informações e sentimentos dos destinos, com vista a mostrar os benefícios de um setor forte e apoiado. Elaborado em parceria com a Meet in Ireland e a IBTM World, o relatório foi encomendado pela agência de comunicação Davies Tanner e pelo SFA Connect, para determinar a evolução da indústria no último ano.

Os principais objetivos do relatório, composto por um inquérito e entrevistas a um total de 904 participantes, passavam pela recolha de dados que possam ser usados pelos destinos para influenciar os decisores políticos, no sentido de, entre outros, obter apoio, orçamento adicional ou adequado e ainda um melhor reconhecimento governamental.

Falta maior compreensão dos governos do valor da indústria


De acordo com o The Business of Events – Global Destination Report, o volume de eventos de negócios registou este ano um aumento global significativo; um aumento liderado por eventos internacionais. Ainda assim, os dados sugerem um possível desfasamento entre o crescimento dos eventos e o apoio financeiro.

A análise dos dados do inquérito revelou que 77% dos inquiridos referiram um financiamento de base estável ou aumentado desde 2022 e que 75% relataram uma mudança positiva no valor económico direto das reuniões de negócios, sublinhando a importância económica de tais eventos.

O The Business of Events – Global Destination Report realça um reconhecimento predominante da importância da indústria. Contudo, os participantes sublinharam a necessidade coletiva de uma maior defesa e compreensão por parte do governo do valor dos eventos de negócios, havendo apelos a um melhor financiamento, a mudanças nos modelos de negócio e a uma maior consciencialização da importância do legado e do impacto dos eventos na economia e nas comunidades locais.

Eventos de negócios são “motor fundamental para as economias globais”


As entrevistas complementaram os resultados do inquérito e incidiram em quatro áreas: modelo de negócio, financiamento, legado e ameaças. No primeiro tema, a maioria (77%) considerou que o seu atual modelo de negócio era adequado ao objetivo, mas quase dois terços (61%), predominantemente destinos europeus, consideraram que não dispunham de recursos humanos suficientes.

As entrevistas indicam que quase metade (46%) registou aumentos orçamentais, sublinhando haver reconhecimento e apoio governamentais. A maioria (54%) registou uma estagnação ou redução do financiamento, tendo considerado haver falta de compreensão por parte do governo.

O legado foi globalmente reconhecido como importante, mas metade afirma não sentir que o seu governo aprecia totalmente o seu valor. Além disso, uma parte significativa diz não dispor dos recursos necessários para medir, monitorizar ou promover o legado dos eventos de negócios. No capítulo das ameaças, estas incluíram o clima e a sustentabilidade, fatores económicos, agitação política e acessibilidade geográfica.

“A indústria dos eventos de negócios é um motor fundamental para as economias globais, gerando cerca de 662,6 mil milhões de dólares em PIB direto. O Global Destination Report 2023 mostra que, apesar disso, ainda há muito a ser feito no que diz respeito à necessidade de defesa e de uma maior compreensão por parte do governo do valor e dos benefícios intrínsecos dos eventos de negócios. Há uma necessidade significativa de um melhor financiamento e de uma mudança nos modelos de negócio, para que os destinos tenham a capacidade de proporcionar os benefícios que os eventos de negócios podem trazer quando se trata de deixar um legado positivo na economia e nas comunidades locais”, refere Claudia Hall, event director da IBTM.

A responsável acrescenta que, “para fazer avançar este processo, é essencial que os destinos colaborem para partilhar, discutir e debater ideias e iniciativas, para que, juntos, possamos dar maior visibilidade aos eventos de negócios e ao significativo impacto económico e social e à mudança que podem gerar”.

David Boyce, head of Business Tourism & Emerging Markets do Tourism Ireland & Meet in Ireland, apela para que, “à medida que navegamos na paisagem em evolução dos eventos de negócios globais, deixemos que este relatório sirva de bússola, orientando-nos para a inovação, a colaboração e o sucesso contínuo da nossa indústria. Espero que as ideias partilhadas inspirem os destinos de todo o mundo a reconhecer o papel integral dos eventos de negócios na formação do seu futuro e na promoção do crescimento sustentável”.