Governo cria Programa Festivais Acessíveis
27-09-2022
# tags: Festivais , Acessibilidade , Turismo , Turismo de Portugal
O objetivo do Programa Festivais Acessíveis é distinguir os festivais que se destacam pela acessibilidade e inclusão.
O Turismo de Portugal e o Instituto Nacional de Reabilitação criaram o Programa Festivais Acessíveis para distinguir “os festivais que apresentem condições de acessibilidade para todos os que tenham mobilidade condicionada, como pessoas com deficiência física ou sensorial, grávidas, crianças, pessoas idosas, entre outros”, refere o governo em comunicado. O programa foi criado pelo Despacho Conjunto n.º 11448/2022 da Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços e da Secretária de Estado da Inclusão, de 26 de setembro de 2022.
O Programa Festivais Acessíveis contempla ainda a atribuição anual do Prémio “Festival + Acessível”, ao evento mais acessível do conjunto dos festivais reconhecidos. Podem candidatar-se as entidades públicas e privadas organizadoras de festivais e devem fazê-lo até três meses antes do arranque do evento. A documentação a consultar encontra-se disponível aqui.
Para a Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, “Portugal é já hoje reconhecido, tanto por portugueses como estrangeiros, pela diversidade e qualidade da sua oferta de festivais, em todo o território e ao longo de todo o ano. Damos agora um passo deveras significativo no caminho da fruição destas experiências por todos, sem exceção. E este é também o papel do turismo e no qual estamos fortemente empenhados: construir um mundo mais justo, inclusivo e sustentável”.
Para a Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, a presente iniciativa “constitui-se como mais um passo significativo rumo à construção de uma sociedade com menos barreiras. Esta é uma medida constante na Estratégia Nacional para a Inclusão de Pessoas com Deficiência cuja implementação contribuirá para tornar a cultura mais acessível a todos”.