Graz Convention Bureau: serviço, conexão e sustentabilidade

Entrevista

15-02-2023

# tags: Eventos , Conventa , Meetings Industry , Áustria

Serviço, conexão e sustentabilidade são palavras de ação para o Graz Convention Bureau, que esteve presente na edição deste ano da Conventa.

Graz apresenta-se como a segunda maior cidade da Áustria, com boas condições para a realização de eventos, reuniões, incentivos e conferências, nacionais e internacionais. À eficiente infraestrutura para o turismo de negócios, Graz junta na receita também o charme, a hospitalidade, a simpatia das suas gentes, a pitoresca cidade velha, a oferta cultural e a diversidade gastronómica.

Não é, assim, à toa que a recuperação pós-pandemia está a ser positiva. Lisa Legat, representante do Graz Convention Bureau na Conventa, revela que, no que toca à indústria dos eventos, o ano passado foi um ano bom, perto dos níveis de 2019. “Nós estivemos fechados até março, por causa da pandemia, por isso é muito bom estarmos perto dos níveis de 2019”, explica.

Com a retoma a decorrer a bom ritmo, as expectativas para este ano são muitas. A entidade espera alcançar os níveis pré-pandemia e talvez até crescer em relação aos números de 2019. “É muito interessante, porque em 2019 praticamente não tivemos eventos híbridos e agora cerca de 30% dos eventos são híbridos. Na verdade, não temos o mesmo número de participantes diretamente no local, mas esperamos que isso volte a ser como era em 2019.”

Totalmente ‘verdes’ em 2025


O principal foco do Graz Convention Bureau para o futuro próximo passa pelo serviço e pela conexão. “Temos de conectar todos os hotéis, convention bureaux, venues com os embaixadores e com os organizadores de eventos. Penso que temos de nos focar na conexão”, frisa Lisa Legat.

De fora da lista de prioridades da organização também não fica a sustentabilidade, palavra mágica da Conventa, que se apresenta como um evento verde e sustentável. De acordo com a representante do Graz Convention Bureau, este é um tópico “muito importante”.

“Nós devemos ser ‘verdes’, totalmente ‘verdes’, em 2025”, uma meta assumida pelo convention bureau, que está a tentar levar este foco a todos os seus parceiros, hotéis e venues. Na captação de eventos, nacionais e internacionais, para a cidade, a entidade garante soluções amigas do ambiente para os vários tipos de eventos a realizar.

*A jornalista viajou a convite da Conventa

© Maria João Leite Redação