Istanbul Convention and Visitors Bureau: “Já atingimos os números pré-covid”

Entrevista

10-04-2023

# tags: Eventos , Congressos , Meetings Industry , Istambul

Simil Hakan, general manager do Istanbul Convention and Visitors Bureau, referiu que a retoma está a decorrer de forma positiva em Istambul.

“Já atingimos os números pré-covid e, aparentemente, vamos ultrapassá-los este ano”, começou por dizer Simil Hakan, para quem é fácil explicar este saldo positivo: “As pessoas estão fartas de estarem fechadas e de não interagirem umas com as outras. Isso levou à procura de congressos, especialmente reuniões, em larga escala.” Além disso, a cidade turca conta com voos diretos para mais de 320 destinos. E tudo isso faz com que Istambul tenha vindo a subir a bom ritmo nos rankings da ICCA.

O responsável do Istanbul Convention and Visitors Bureau destaca alguns motivos para a escolha de Istambul como destino para congressos e eventos de grande dimensão: a acessibilidade (“com a Turkish Airlines é fácil lá chegar”), as infraestruturas (que são bastante recentes) e a segurança (numa cidade com 16 milhões de pessoas, “a taxa de crime é quase nula”). “Portanto, é segura, acessível”, quer ao nível de acessos, quer ao nível de custos, sendo uma cidade mais barata do que outros destinos europeus, adianta.

“E o motivo mais importante para mim é que é na Europa, mas não é Europa. É exótica, é grande, mas não é caótica”, frisa Simil Hakan, que acrescenta que ir de Milão para Barcelona ou de Paris para Londres “é mais ou menos a mesma Europa”. Contudo, “com mais uma hora de voo é possível estar num local totalmente diferente. O clima muda, a língua, a religião… tudo muda. Isso atrai a atenção de muita gente e nós ficamos felizes com isso”.

As expectativas para este ano estão, assim, em alta. E a tarefa passa por espalhar os muitos turistas que visitam a cidade pelos doze meses do ano, para não ficarem concentrados apenas no período de inverno ou de verão.

Este ano, o foco principal do Istanbul Convention and Visitors Bureau passa por “conseguir o máximo de congressos de prestígio de todo o mundo, fazer com que façam os seus encontros anuais ou bianuais em Istambul”, mas tendo ao mesmo tempo em conta o programa de legado da instituição, que pretende que os congressos que se realizem em Istambul deixem uma mensagem à cidade, aos seus habitantes, que pode estar relacionada com alguma questão ambiental, por exemplo. “O congresso vem e deixa algo na cidade, para que, depois de ir embora, a perceção das pessoas mude numa direção positiva. É isso que pretendemos.”

Para Simil Hakan, a sustentabilidade é um tema que merece atenção, agora mais do que nunca, e uma preocupação que é obrigatório ter. “Devemos ter muito cuidado com o que está à nossa volta” e fazer os esforços necessários para deixar um mundo melhor para as crianças, sublinha o responsável, acrescentando que os próprios participantes dos congressos têm essa preocupação e acabam por forçar as organizações a fazer algo nesse sentido.

*A jornalista viajou a convite da Conventa 2023

© Maria João Leite Redação