BTL On

Mariana Vasconcelos: “Os parceiros fazem parte da nossa equipa, somos um todo”

Entrevista

15-03-2023

# tags: Lisboa , Venues , Eventos , BTL , Congressos

Para Mariana Vasconcelos, da marca Lisbon Venues, os parceiros são um elemento importante da equipa, para que se possa apresentar o melhor serviço ao cliente.

Este tem sido já um ano muito ativo para a Lisbon Venues (que representa o CCL – Centro de Congressos de Lisboa e a FIL). “Estes primeiros meses estão a ser muito positivos. Nós temos tido um crescimento muito grande, em termos de pedidos, sobretudo provenientes do mercado internacional. Temos atualmente uma agenda para 2023 muito preenchida, inclusive para 2024 e 2025, e estamos já a negociar eventos para 2029, o que é fantástico”, contou Mariana Vasconcelos.

A estratégia passa pelo posicionamento do centro de congressos para a captação de eventos internacionais, mas também pelo posicionamento da FIL “como espaço para grandes eventos, congressos, corporate”, e não só para feiras, o que tem sido muito positivo. “Temos tido muita procura, um crescimento muito grande, que não tínhamos sentido até 2019, sobretudo o mercado americano, que é, para nós, novo. Nós trabalhávamos muito o mercado europeu e o mercado americano tem sido uma surpresa positiva”, sublinha.

O posicionamento da FIL no mercado internacional não é isolado – “nós sozinhos não somos ninguém” –; é também posicionado o destino Lisboa, o clima, o saber receber… Também a FIL como um venue único, diferente, com muito espaço de área e grande versatilidade. A Lisbon Venues pretende apresentar serviços chave na mão (‘one stop shop’), mostrando ao cliente que tem capacidade para fornecer a totalidade dos serviços, das instalações ao stand building, da decoração à acreditação, por exemplo.

As confirmações em cima da hora e a falta de recursos são problemas muito apontados na indústria. “É cada vez mais difícil contratar pessoas” – um problema que Mariana Vasconcelos considera que é transversal a vários setores. Ainda assim, este ano, a equipa foi substancialmente aumentada, para dar resposta a todas as solicitações, além de estarem munidos de vários parceiros em diversas áreas. A marca tem uma “equipa consolidada”, estável, com pessoas novas que trazem novas ideias e que têm experiências diferentes. E quando a equipa não é suficiente para um projeto concreto, e porque o foco é o cliente, “vamos buscar aos parceiros; os parceiros fazem parte da nossa equipa, somos um todo”.

Veja a entrevista na íntegra aqui.


Com Rui Ochôa

Apoio: PRE