Montepio: estar com os ‘musicaólicos’ no Primavera Sound Porto
19-06-2023
# tags: Marcas , Ativação de Marca , Festivais , Eventos , Porto , Primavera Sound , Empresas
A Montepio – Associação Mutualista esteve presente no Primavera Sound Porto, porque a instituição gosta de estar onde os ‘musicaólicos’ estão.
Sendo uma “instituição de pessoas para pessoas”, a Montepio – Associação Mutualista quis estar perto do público do Primavera Sound Porto. #carademusicaolico era a hashtag que habilitava os festivaleiros do Primavera Sound Porto a um passe geral para outro festival de música. Mas, para isso, era necessário fazer uma pintura facial, tirar uma fotografia, publicá-la com a hashtag e esperar ser uma das dez imagens com mais likes.
“Este ano, trouxemos uma animação ao nível das pinturas faciais. Quando as pessoas quando vêm aos festivais gostam de estar bonitas, gostam de se divertir. E a Montepio – Associação Mutualista gosta de estar onde as pessoas estão”, refere Isabel Fontinhas, da direção de Comunicação, Marketing e Digital do Montepio Geral.
Sendo a cultura – e, inevitavelmente, a música – um dos “drivers de apoio” da instituição, o Montepio pretende estar “com as pessoas que gostam de música”, com os ‘musicaólicos’. E esta foi uma forma de aproximar a instituição do público do Primavera Sound Porto.
De acordo com Isabel Fontinhas, este “prima por ser um festival um bocadinho diferente, indo buscar outros públicos que não é aquele público do mainstream”. Tendo a Montepio – Associação Mutualista “valores de igualdade, de mutualidade, de interajuda e de apoio”, e defendendo que “todas as pessoas são iguais”, então, “não faria sentido só estarmos na música mainstream; daí também apoiarmos o Primavera Sound Porto”, explica.
Apesar do tempo chuvoso dos primeiros dias de festival, a ativação e a participação dos festivaleiros estavam a corresponder às expectativas e o feedback estava a ser positivo. “As pessoas adoram e temos tido bastante participação no nosso passatempo.”
Ativação que "resulta bem"
A Rua foi a agência responsável por desenvolver o conceito e implementar a ativação da Montepio – Associação Mutualista, baseada nas pinturas faciais e no passatempo que habilitava os participantes a um passe geral para um festival de música. “É uma coisa que resulta bem para este tipo de público, que vem à espera deste género de ativações”, afirma Rita Santos, da agência Rua, que acrescenta que o passatempo a decorrer “também é chamativo e resulta sempre muito bem”.
A relação entre o cliente e a agência não é de agora. Tal como não é a presença da Montepio – Associação Mutualista no Primavera Sound Porto. E tudo isso facilita o trabalho da Rua. “Nós já conhecemos a marca e o cliente e o que é que ele espera”, afirma Rita Santos, que frisa que a agência, que conhece o público do festival, tenta “sempre inovar um bocadinho, tanto a nível de imagem, como da própria ativação…”
Nos primeiros dias de festival, a chuva não ajudou no trabalho. O principal desafio “foi mais a nível climatérico”. De qualquer forma, a chuva não impediu a animação no stand do Montepio; mesmo sendo um stand abrigado, “as pessoas também vêm preparadas para este tempo; portanto, temos sempre imensa fila”, sublinha Rita Santos.
© Maria João Leite Redação
Jornalista