O Couraíso celebra 30 anos e mostra toda a sua vitalidade

Reportagem

22-08-2023

# tags: Marcas , Marketing , Festivais , Eventos , Vodafone Paredes de Coura

São 30 anos a reunir pessoas de todas as partes do país e do mundo para celebrar a música, a natureza e a partilha, criando experiências únicas e inesquecíveis.

É assim o Couraíso. Uma vez mais a chuva marcou presença num dos dias do festival. Já é quase uma tradição. Mas não foi isso que assustou os festivaleiros. A presença continuou a ser em massa e a diversão a mesma.

Situado na deslumbrante paisagem natural da Praia Fluvial do Taboão, o Vodafone Paredes de Coura realizou-se este ano entre os dias 16 e 19 de Agosto. Fiel aos atributos que o transformaram num festival icónico, continua a oferecer aos festivaleiros uma oportunidade única de mergulhar na música ao vivo de qualidade, enquanto podem apreciar a beleza do ambiente circundante. Ao longo dos anos, o Vodafone Paredes de Coura estabeleceu-se como um dos festivais mais aguardados do ano, não apenas pelo cartaz, mas por tudo aquilo que proporciona. A edição deste ano contou com nomes como Lorde, Little Simz, Wilco, Loyle Carner, Jessie Ware, The Walkmen, entre muitos outros.

Além do palco principal, existem outros espaços alternativos onde os artistas têm a oportunidade de mostrar o seu talento e onde a interação entre o público e os músicos é mais íntima. E uma das iniciativas mais emblemáticas do festival são as Vodafone Music Sessions, que apresentam showcases intimistas e exclusivos de artistas, realizados em locais secretos e inesperados no município de Paredes de Coura. E o primeiro concerto foi da responsabilidade de Samuel Úria na Casa Grande de Romarigães, o solar que inspirou a obra homónima do escritor Aquilino Ribeiro. Nesta iniciativa, desenvolvida pela Vodafone, um pequeno grupo de pessoas foi escolhido, inesperada e aleatoriamente, entre o público do festival para assistir a este miniconcerto surpresa do dia. O nome do artista, bem como o local, só foi revelado minutos antes do concerto.

As marcas

A Vodafone continua como o patrocinador principal do festival, uma relação que já dura há mais de 10 anos. Uma das missões da marca foi garantir que o local tivesse a infraestrutura tecnológica necessária para oferecer a melhor experiência de comunicação aos milhares de pessoas que estiveram diariamente no recinto. Assim, a Vodafone instalou no terreno uma infraestrutura de rede fixa e uma antena temporária que reforçou a capacidade, bem como a cobertura das redes móveis, incluindo a rede 5G. E para facilitar ainda mais as comunicações, a Vodafone teve dentro e fora do recinto os espaços Vodafone Power Bar e Power ON, que garantiram mais de 500 pontos para carregamento dos telemóveis. Para além disso, ainda disponibilizou, como é costume, shuttles que asseguraram o transporte entre o centro da vila, o recinto e o campismo.

Nesta edição de celebração, a Vodafone marcou ainda presença com um conjunto de iniciativas que elevaram a festa: as Vodafone Music Sessions e a Stage Cam. Com esta câmara no palco, o público apenas tinha de fazer scan do QR Code, que foi divulgado em vários locais do recinto, e eram direcionados para uma página web através da qual podiam fazer uma chamada, em live stream, para o palco.

A submarca da Vodafone, a Yorn, também reforçou a sua presença no evento este ano. E a grande novidade foi dar o nome ao palco secundário do festival. Mantendo a tradição, a Yorn teve, junto ao rio, a “Árvore dos Shakes” com ilustrações da recente coleção Yorn Shake It “What’s Missing?”, com inúmeros prémios para os vários dias de festival. Ao longo do festival, foram partilhados nas redes sociais conteúdos exclusivos do Palco Yorn, bem como das ativações e da experiência do dia-a-dia no festival.

Pela primeira vez presente no festival estão as empresas Novo Verde e ERP Portugal, entidades gestoras de resíduos electrónicos, pilhas e baterias. Esta presença tem como objetivo sensibilizar as pessoas para a importância do correto encaminhamento deste tipo de resíduos e para isso estiveram no terreno várias equipas de sensibilização ambiental a informar e incentivar os festivaleiros a adoptarem práticas mais sustentáveis durante o festival e no seu dia-a-dia.

A Novo Verde disponibilizou ainda Ecopontos Humanos para recolha seletiva de embalagens de papel/cartão, metal, plástico e vidro. Por outro lado, a ERP Portugal contou com promotores por todo o recinto para esclarecerem dúvidas e incentivarem à correta separação e entrega resíduos elétricos, eletrónicos e pilhas em fim de vida, sensibilizando para o elevado potencial de reciclagem deste tipo de resíduos.

Não está há 30 anos no festival, mas a Toyota conta já com mais de duas décadas de presença em Paredes de Coura. Continua como a viatura oficial do evento e, como já é tradição, a marca ofereceu boleias grátis no trajeto do campismo ao centro da vila. Além disso, teve o Spot Toyota no recinto do festival para que os festivaleiros pudessem encontrar o “SUV da sua vida”.

Quem continua a marcar presença no Vodafone Paredes de Coura é a Fidelidade. Tal como no Nos Alive, o objetivo passou pelo reforço da sua estratégia de aproximação ao público mais jovem, focando-se em temas como a promoção da poupança e literacia financeira. E, para isso, contou com stand próprio de forma a desenvolver várias atividades para promover o contacto direto com os festivaleiros. Além da presença física no evento, a Fidelidade desenvolveu uma campanha de ativação nas redes sociais ao longo dos dias do festival, para partilhar com toda a comunidade os momentos e as experiências vividas no festival Vodafone Paredes de Coura, assim como a promoção de passatempos.

A edição de 2024 já tem data definida, irá realizar-se entre 14 e 17 de Agosto. Para o próximo ano, a organização espera, pela primeira vez, estabelecer parcerias com outros festivais europeus de forma a contratar bandas em conjunto. Em termos de público, a edição deste ano ficou um pouco abaixo do ano passado. Passaram pelo festival durante os quatro dias cerca de 80 mil pessoas.


Jorge Ferreira