Objetivos cumpridos na IMEX
21-05-2024
# tags: Incentivos , Feiras , IMEX , Meetings Industry , IMEX Frankfurt
O interesse pelo destino Portugal ficou evidenciado na mais recente edição da IMEX Frankfurt.
Como habitualmente, Portugal esteve fortemente representado na IMEX Frankfurt. No stand do Turismo de Portugal estiveram presentes 68 empresas (entre venues, agências de eventos, prestadores de serviços, hotéis) e agências de promoção externa: o Porto Visitors & Convention Bureau, Lisbon Visitors & Convention Bureau, Madeira Promotion Bureau, Algarve Promotion Bureau / Visit Algarve e Azores Promotion Bureau.
Houve ainda quem optasse por stand próprio, como o Visit Cascais, que aproveitou a ocasião para fazer a estreia mundial da plataforma Awe&Some, e que trouxe à IMEX uma ativação de marca imersiva, que despertou muita curiosidade. Também a agência Voqin’, como já vem sendo habitual, esteve com um stand próprio na feira.
A TigerTeam foi uma das empresas estreantes em Frankfurt, embora a equipa tenha uma experiência de muitos anos no setor. João Luís Moita e André Araújo e Sá não tiveram mãos a medir na IMEX. “As perspectivas são efetivamente boas, há buyers de alguns mercados emergentes, o que não deixa de ser interessante, e estamos a rever velhos amigos e clientes antigos”, refere João Luís Moita, Managing Partner. Das mais de 80 reuniões marcadas, o resultado estava a ser “muito interessante”, adiantou à Event Point no final do segundo dia de feira. André Araújo e Sá, International Business Development director, detalha que “há pedidos concretos, já com datas. Os próprios buyers já têm muito interesse em explorar o destino Portugal”.
Uma tendência notada por ambos os profissionais é uma apetência para o Porto. “Quando estamos a falar de grupos médios, de 80, 100 pessoas, aparecem já muitos pedidos para o Porto, o que é uma coisa curiosa. Nós, quando antigamente estávamos nas feiras, tipicamente para incentivos e MICE, era muito Lisboa. Agora aparece muita gente a dizer ‘não me fales mais de Lisboa, agora fala-me do Porto’, explica João Luís Moita. Isso acontece porque “o Porto está com uma boa imagem” e em grande desenvolvimento. “Há muita coisa nova no Porto, não só do ponto de vista dos hotéis, mas também dos venues e as possibilidades são muito grandes”, refere. André Araújo e Sá acrescenta: “É bom também sentir que houve alguns pedidos de agências que, com os mesmos clientes, já estiveram em Lisboa, e querem voltar a Portugal e fazer uma cidade diferente, o que é ótimo”. Além do Porto, o destaque é também os Açores. “Acho que os Açores têm um pouco a ver com esta nova tendência que surgiu durante a Covid e agora no pós-Covid, relacionada com a sustentabilidade”, analisa João Luís Moita.
A LM Tours foi também uma estreante na IMEX Frankfurt. Beatriz Dantas, Sales assistant, descreve a experiência. “Para uma primeira vez tivemos bastantes reuniões”, refere, e “encontramos bons buyers, muitos deles que ainda não trabalharam em Portugal e têm o interesse em fazer um incentivo em Portugal”. A expositora destaca ainda os muitos contactos com pessoas que passavam espontaneamente pelo stand e que demonstraram interesse no destino, e muitas vezes não as cidades ou regiões mais óbvias.
A LM Tours está habituada participar na ITB Berlim, uma feira “mais focada no nosso core business”, mas o segmento dos incentivos está a ganhar mais importância na empresa. Na IMEX contactaram com vários mercados, do ponto de vista geográfico, tendo tido reuniões com delegados da Índia, República Checa, Países Baixos, entre muitos outros. “Não estamos à procura de um mercado em específico, estamos mais à procura de empresas que queiram uma boa cooperação, que estejam à procura de uma relação mais familiar”, refere Beatriz Dantas detalhando que a LM Tours prima por ser uma empresa com um serviço muito personalizado, focada na satisfação do cliente.
A Ukino Hotels Management & Consulting não era estreante na IMEX, mas quase, uma vez que se trata da segunda vez na feira. Odete Fonseca, MICE & Corporate director, explicou à Event Point que o hotel que representa na feira, no Algarve, tem salas de reunião, mas ali estavam mais focados nos incentivos. Para este segmento, a unidade disponibiliza uma equipa de animação que cria as atividades para o grupo, adequadas aos objetivos e identidade das empresas. Os mercados que procuram mais o hotel são o francês, espanhol e português.
O objetivo da presença era “divulgar a marca” junto do trade, mostrando “o nosso potencial”. A diretora classifica os buyers de “bons”.
A IMEX realizou-se de 14 a 16 de maio, em Frankfurt.
© Cláudia Coutinho de Sousa Redação
Editora