Parque Tejo Lisboa acolhe edição especial do Rock in Rio Lisboa

Notícias

16-10-2023

# tags: Lisboa , Festivais , Entretenimento , Eventos , Rock in Rio , Música

O Rock in Rio Lisboa vai celebrar 20 anos com uma edição especial, a decorrer no Parque Tejo Lisboa em junho de 2024.

Já passaram duas décadas desde a primeira edição do Rock in Rio Lisboa, que soma nove edições, com mais de três milhões visitantes, mais de 225 milhões de euros de investimento, mais de 87 mil empregos gerados no país e cerca de 5,6 milhões de euros investidos em causas socioambientais e outras ações. Para assinalar a data, o festival regressa no próximo ano com uma edição especial, a 15, 16, 22 e 23 de junho.

A grande novidade é que vai nascer uma nova Cidade do Rock no Parque Tejo Lisboa, que acolheu a Jornada Mundial da Juventude. “Esta será, sem dúvida, uma edição histórica, que surge do convite do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, para estrearmos o Parque Tejo Lisboa como local para grandes eventos pós-Jornada Mundial da Juventude, ao mesmo tempo que aproveitam esta oportunidade para recuperar o prado da Bela Vista, necessidade que já indicámos há muitos anos”, afirma Roberta Medina, vice-presidente executiva do Rock in Rio, em nota de imprensa.

A responsável salienta: “Somos apaixonados pela Bela Vista e ficamos felizes por ver que em 2025 a cidade terá os seus dois grandes espaços para eventos ainda mais valorizados. A nossa relação com a comunidade local da Bela Vista continuará como sempre foi, continuaremos a trabalhar com a comunidade na promoção positiva do bairro e dos seus talentos, na criação de emprego, acesso à cultura e muito mais.”

Por sua vez, Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, refere que “não podia estar mais satisfeito” com o anúncio da realização da próxima edição do Rock in Rio no Parque Tejo Lisboa. “Reforçado, ainda, por uma data tão marcante como são os 20 anos deste festival que tem já uma relação umbilical com a cidade. Depois do enorme sucesso da Jornada Mundial da Juventude, com imagens e cenários únicos que chegaram a todo o mundo, temos agora a oportunidade de o Parque Tejo Lisboa receber o Rock in Rio, permitindo assim que o Parque da Bela Vista possa ser recuperado no próximo ano. O Parque Tejo Lisboa é um novo parque que nasceu para a cidade, mas é também um novo espaço que nasceu para grandes eventos em Lisboa. Não podíamos começar da melhor maneira”, frisa.

Novo espaço vai permitir “mais entretenimento”


A par da nova localização, a 10ª edição do Rock in Rio Lisboa conta com várias novidades. Uma delas é a primeira confirmação para o cartaz do evento: Ed Sheeran, que se apresentou pela primeira vez em Portugal em 2014, no Palco Mundo do Rock in Rio Lisboa.

“Olhar para trás e ver o trajeto do Rock in Rio desde a chegada a Portugal, em 2004, o quanto o festival e o mercado evoluíram, os desafios que superámos, o legado que já deixámos, todas as pessoas que marcámos e os projetos que ao longo dos anos fomos criando e apoiando, que nos permitiriam ajudar a transformar vidas, é isso que faz valer a pena. E é isso que queremos celebrar, com todos aqueles que fizeram e fazem estes 20 anos possíveis: o público, de todas as idades, crenças, estilos; os artistas, do rock ao pop aos mais recentes fenómenos digitais; sem esquecer obviamente os protagonistas dos bastidores, que são todos os que trabalham para colocar de pé o festival, e os parceiros que fazem tudo isso ser possível e que mergulham connosco com o mesmo empenho, dedicação e vontade de fazer um mundo melhor”, refere Roberta Medina.

“E como não é todos os dias que se faz 20 anos, vamos fazer aquilo que melhor sabemos fazer, a festa, numa edição especial: num espaço novo que vai permitir trazer mais entretenimento, mais conforto, casas de banho, áreas de alimentação e de descanso, elevando a experiência do público a um outro patamar, e que também nos vai permitir trazer novas propostas para dentro da Cidade do Rock, que na largada já traz Ed Sheeran na banda sonora. Não poderíamos ter um início melhor!”, acrescenta.

A nova localização vai manter a capacidade do anterior recinto: 80 mil pessoas. A área da clareira do Palco Mundo vai ter aproximadamente as mesmas dimensões da clareira no Parque da Bela Vista, mas vão ser utilizados 30 mil metros quadrados a mais para dar conforto para o público passear entre atrações e para trazer novas atrações.

Adianta a organização que o Parque Tejo Lisboa vai oferecer ao público uma experiência melhorada, uma vez que o espaço é mais amplo, o que vai permitir aumentar as áreas de descanso e de lazer e uma circulação mais fluída no recinto, além de possibilitar uma melhor acessibilidade por ser um terreno mais plano.

“Estamos a estudar detalhadamente o Parque Tejo Lisboa em busca das melhores localizações para os nossos espaços, com a principal preocupação de garantir ao público uma experiência confortável e assegurando o bem-estar dos moradores da região. Vamos distribuir, por isso, os nossos palcos de forma a aproveitar os anfiteatros naturais que o parque já tem, tirando o melhor partido do terreno”, explica Ricardo Acto, vice-presidente de operações da Rock World.

Mais novidades da edição especial


A nova Cidade do Rock vai acolher artistas nacionais e internacionais e vai contar com um espetáculo audiovisual comemorativo dos 20 anos, a acontecer diariamente, na clareira do Palco Mundo. De referir o regresso do Galp Music Valley, confirmando a Galp como patrocinador principal de mais uma edição do Rock in Rio Lisboa. Além disso, esta edição vai contar com um novo palco, que surge como parte da estratégia do festival de reforçar a oferta musical.

“Acreditamos que todos os palcos são protagonistas, cada um com a sua relevância artística. Montamos o nosso cartaz atendendo as vontades do público, mas querendo também surpreender. Um festival é isso mesmo: um lugar onde vamos para ver e ouvir os artistas preferidos, mas também para descobrir novos artistas”, avança Zé Ricardo, vice-presidente artístico da Rock World.

O Super Bock Digital Stage vai estar de volta nesta edição comemorativa, oferecendo uma grande experiência de entretenimento, com música, dança e humor, projetando os momentos mais virais das últimas duas décadas e apresentando as estrelas da internet que vão moldar os próximos 20 anos.

De regresso está também a Rock Street, para falar do encontro entre pessoas e tecnologia. Outros espaços que também transitam para o novo recinto são, por exemplo, o Chef’s Garden e o ESC Online Sports Bar, que ganha um protagonismo maior nesta edição por coincidir com período de campeonato europeu de futebol.

Outra novidade é a estreia da Rota 85. O Rock in Rio em Portugal celebra 20 anos, mas a sua história começou em 1985, quando Roberto Medina fundou o festival no Rio de Janeiro. Na Rota 85, o público vai poder conhecer melhor a história do festival, fotografar vários elementos cenográficos gigantes, assistir a um filme documental do festival no cinema da Rota, celebrar a sua união com o Elvis na capela bem ao estilo de Las Vegas, entre outras atividades.

Compromisso para com o futuro


O Rock in Rio garante não ser feito apenas de música e entretenimento, lembrando o seu compromisso para com o futuro. Em 2001, foi lançado o projeto social ‘Por um Mundo Melhor’. Desde então, o festival tem vindo a adotar e a incentivar práticas que apoiam o coletivo e que contribuem para a construção de um mundo melhor. Nesta edição, o Mundo Melhor também vai ser celebrado e num espaço próprio: na Pala do Parque Tejo Lisboa vai ser criada uma área que explora estes 20 anos na perspetiva socioambiental, recordando os projetos que fazem parte do legado do festival.

“A Pala do Parque Tejo Lisboa é já um ícone deste espaço, tendo uma grande importância simbólica para a cidade. Quisemos destacar essa importância e dar-lhe um papel central nesta edição especial do Rock in Rio Lisboa, tendo sido o local escolhido para materializar o conceito da nossa campanha, ‘All in Rio’, e o nosso propósito de mundo melhor. Será, assim, o palco do Mundo Melhor, onde será possível revisitar as várias iniciativas desenvolvidas – desde o Rock in Rio Escola Solar (que, em 2009, recebeu o Energy Globe Award), passando por projetos de reflorestação, leilões solidários e experiências com artistas, iniciativas que permitiram equipar hospitais e IPSS, construção de salas sensoriais para jovens, entre tantos outros – e rebater ideias e compromissos para o futuro”, revela Roberta Medina.

Na Cidade do Rock não vão faltar a famosa roda gigante Pisca Pisca e o slide 7Up. Vai haver ainda espaço para a Área VIP Gato Preto, para os rooftops, para a fonte e para um Premium Club (camarotes com vista privilegiada para o Palco Mundo).