Porto recebe Congresso da ICCA em 2025
29-07-2024
# tags: Alfândega do Porto , ICCA , Eventos , Porto , Meetings Industry , Capítulo Ibérico da ICCA
A ICCA anunciou hoje os dois próximos destinos do seu congresso anual e a candidatura do Porto foi uma das vencedoras.
O Porto foi a cidade escolhida para receber o 64º Congresso da ICCA (International Congress and Convention Association). A candidatura conjunta do Convention Bureau do Porto e Norte de Portugal e do Turismo de Portugal foi bem-sucedida e o evento vai realizar-se no Porto, no Centro de Congressos da Alfândega, de 9 a 12 de novembro.
Para Luís Pedro Martins, presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal, esta “é uma conquista estratégica que consolida o Grande Porto como um destino de referência para congressos, conferências e reuniões”. Este segmento é considerado prioritário para o destino e esta conquista abre novas oportunidades. “Estamos a construir um futuro em que a excelência e a sustentabilidade andam de mãos dadas e estamos confiantes de que, juntos, continuaremos a elevar a nossa região a novos patamares de reconhecimento internacional”, sublinha o responsável.
Luís Pedro Martins sublinha que, “com os nossos venues de classe mundial, cultura vibrante e património rico, estamos confiantes de que o Porto irá proporcionar uma experiência inesquecível a todos os delegados”. E são esperados 1.300 congressistas, responsáveis pelos eventos e congressos que se realizam pelo mundo inteiro.
O evento no Porto marca o regresso do Congresso da ICCA à Europa, depois de edições na Tailândia (2023) e Abu Dhabi (2024). O Porto ocupa o 23º (a nível mundial) e o 18º (na Europa) lugares entre as cidades que acolhem congressos, sendo a segunda cidade europeia não capital mais atrativa para o turismo de eventos.
A candidatura conjunta do Convention Bureau do Porto e Norte de Portugal (que celebra no próximo ano 30 anos de atividade) e do Turismo de Portugal foi apresentada em colaboração com a Câmara Municipal do Porto, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, o Centro de Congressos da Alfândega do Porto e o Capítulo Ibérico da ICCA.
Para Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, “o nosso país é cada vez mais procurado para acolher grandes eventos e congressos e essa evidência é o testemunho vivo do nosso compromisso com a qualidade e com estratégias de incentivo e captação de eventos para Portugal. Os eventos deixam um legado positivo nos territórios que os acolhem e contribuem para fomentar o seu dinamismo económico.”
Evento ruma ao Panamá em 2026
A cidade do Panamá, no Panamá, vai acolher o Congresso da ICCA de 8 a 11 de novembro de 2026. O anúncio do Porto e da Cidade do Panamá como cidades anfitriãs do evento nos próximos dois anos foi feito por Senthil Gopinath, CEO da ICCA, que destaca que os dois destinos “partilham a visão da ICCA para uma indústria de eventos de negócios dinâmica, inovadora e com olhos no futuro”.
A ICCA explica que as duas cidades são excelentes exemplos de locais que não só apoiam a visão da ICCA de um setor de reuniões e eventos mais sustentável, como também desenvolveram infraestruturas e instalações impressionantes que vão melhorar a experiência de todos no congresso.
“O Panamá implementou uma estratégia ambiciosa para consolidar a sua posição como um dos principais destinos globais para reuniões e congressos internacionais”, afirma Fernando Fondevila, diretor executivo da Promtur Panamá, agência de marketing de destinos para o Panamá, em nota de imprensa.
O responsável frisa que “receber este congresso representa um marco transcendental para o nosso destino, que mais uma vez reafirma a sua posição como um epicentro para a geração de oportunidades socioeconómicas, troca de conhecimentos e legado através da indústria dos eventos de negócios”.
(atualizado às 16h19)