Portugal e os destinos lusos continuam a brilhar no ranking da ICCA

Notícias

13-05-2024

# tags: Lisboa , ICCA , Eventos , Portugal , Congressos , Porto , Meetings Industry

Portugal e destinos como Lisboa e Porto continuam a brilhar no ranking da ICCA – International Congress and Convention Association.

A nível europeu, Lisboa é a segunda cidade com mais congressos em 2023, tendo acolhido 151 congressos, de acordo com a ICCA. A nível mundial, e com mais sete congressos do que no ano passado, Lisboa mantém-se no top 3, embora tenha descido da segunda para a terceira posição do ranking. A lista é liderada por Paris (156), seguindo-se Singapura (152).

“Este ranking fornece informações valiosas sobre as tendências emergentes e os destinos mais procurados pelos organizadores de congressos em todo o mundo, pelo que estamos muito otimistas com a procura durante este ano. Lisboa tem uma localização privilegiada, boas acessibilidades e infraestruturas, bem como profissionais de excelente qualidade, pelo que acreditamos que iremos continuar a ser uma referência mundial para a organização de congressos associativos”, refere Paula Oliveira, diretora executiva do Turismo de Lisboa, em comunicado.

A segunda cidade portuguesa no ranking mundial da ICCA é o Porto, que passou da 27ª posição, ocupada no ano passado, para o 23º lugar, com 68 reuniões. De registar ainda, na região norte, as subidas de Braga, Guimarães e Matosinhos no ranking da ICCA.

Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, mostra-se determinado “em manter o empenho na procura de oportunidades de negócio neste segmento, bem como na participação, captação e apoio a eventos MICE”, refere, em nota de imprensa, acrescentando: “Não temos a menor dúvida de que esta é uma grande alavanca para o turismo, por força do seu efeito multiplicador junto de outros segmentos turísticos, mas também pelo que ajuda a dinamizar outros setores económicos.”

Embora com mais nove congressos do que no ano passado, Portugal (303) desceu da sétima posição para o nono lugar, em termos mundiais, mas manteve-se no top 10. O pódio desta lista é ocupado pelos Estados Unidos (690), Itália (553) e Espanha (505).

*em atualização

(última atualização: 14/05/2024, 17:00)