Portugal: Um país de experiências e eventos!
17-08-2022
# tags: Eventos , Associações , Turismo de Negócios , APECATE
Se dúvidas havia sobre a capacidade da indústria do turismo se adaptar a diferentes contextos, os últimos anos foram a prova de que neste setor não existem impossíveis.
Da expectativa de um ano de recordes em 2020, passamos por vários lockdowns, com o mercado a abrir e a fechar intermitentemente, sem deixar às empresas grande margem de manobra para planearem. E nas várias expectativas de “que é desta”, finalmente, desde março, assistimos a números crescentes na receção de turistas, no número de eventos, nas solicitações às empresas de animação turística...Para muitos operadores, mês a mês os números e resultados ultrapassam já os de 2019 e falta muito pouco para 2022 poder ser o melhor ano de todos.Somos efetivamente um país de excelência na captação de eventos nacionais e internacionais e estamos no top of mind do turista.
E se tal são boas notícias, o caos nos aeroportos (nacionais, mas também internacionais), a escalada dos preços, em consequência da guerra e da covid, e a falta de recursos humanos (e a sua dispersão por outros mercados), mostram problemas reais, que nos fazem refletir sobre que futuro queremos para as nossas empresas e para os talentos que delas fazem parte.
A aposta na melhoria dos recursos, a capacidade de adotar modelos de inovação e sustentabilidade, assim como a capacidade de melhorar a comunicação direta são elementos fulcrais e nos quais a APECATE se tem posicionado para apoiar os seus associados.
Portugalexperiencesandevents.com
Este portal, lançado no final do mês de junho, pretende ser um espaço que concentra todas as empresas do nosso setor, com abordagem de venda e de promoção distinta, quer se trate de uma empresa de animação turística, eventos, ou parceiro de atividade.
O portal foi construído com o apoio das empresas, no sentido de responder às suas necessidades específicas. Pretende-se que esteja em constante mutação e melhoramento, de forma a evoluir com o próprio mercado.
O seu sucesso, obviamente, dependerá da adesão das empresas e da nossa capacidade conjunta de o ativar no mercado nacional e externo.
E se concorrência não falta, em termos de portais de promoção e venda, permitam-me que destaque algumas das mais-valias: -A APECATE abre uma nova área de apoio aos seus associados; se até aqui a nossa ação se centrava sobretudo na dimensão institucional do apoio ao setor, no campo legislativo, dos apoios, da formação, este portal demonstra o quanto a APECATE pretende apoiar as empresas no seu processo de venda e de posicionamento no mercado. Pela primeira vez temos um instrumento que nos permite estruturar a oferta, apresentá-la de uma forma sistemática e funcional.
-A partir daqui podemos avançar com candidaturas para ações conjuntas para a internacionalização das nossas empresas, participar em feiras nacionais e internacionais, acolher programas de captação, ou simplesmente a visita de operadores internacionais...As nossas empresas, os seus serviços e os seus valores estão ali, ao alcance de um clique.
-Mas queremos ir mais longe, queremos que as empresas cooperem entre si...Todos juntos somos mais fortes, e assim este portal abre a possibilidade de se criarem programas e pacotes, envolvendo mais do que uma empresa e criando verdadeiras sinergias;
-O facto de o portal funcionar com APIs permite que outros parceiros e operadores integrem, nos seus sites e portais, as empresas que estão presentes no portugalexperiencesandevents.com.
Para tal, estamos a fortalecer parcerias e a trabalhar para que esta seja uma realidade a curto prazo,
O caminho é longo, e sabemos que tem obstáculos e desafios, mas com todos os contributos acreditamos que temos um instrumento que poderá ser uma referência no mercado.
Resetting – Relaunching European smart and sustainable tourism models throug digitalization and innovative technologies
Em resetting.eu podem encontrar toda a informação sobre o projeto e a call que está neste momento a decorrer.
Este projeto tem como objetivo, ao longo dos próximos 30 meses, apoiar a digitalização, o desenvolvimento e inovação tecnológica de 14 PMEs portuguesas da área do turismo, simultaneamente com a criação de conhecimento e partilha de boas práticas com outros mercados europeus.
Este projeto com o apoio da UE, junta parceiros de cinco países europeus, sendo os representantes nacionais a APECATE e o ISCTE.
Nesta primeira fase, o financiamento destina-se a três projetos-piloto de empresas da área da Grande Lisboa, em investimentos relacionados com a monitorização de fluxos, realidade virtual e aumentada, ou atividade com drones.
As fases seguintes estarão abertas a todo o mercado nacional, e serão mais abrangentes nas áreas de atuação.
A motivação é que as empresas percebam a importância de incorporar nos seus serviços novas formas de atuação, mais sustentáveis e diferenciadoras, indo ao encontro de novos requisitos do mercado, e criando novas formas de riqueza. A formação é um dos pontos chave deste apoio especificamente desenhado para PMEs.
Vivemos tempos desafiantes, mas estamos confiantes na resiliência das nossas empresas, e na sua capacidade para fazerem cada vez mais e melhor.
E, tal como as nossas empresas, também a APECATE se tenta reinventar a cada dia, para fazer mais e melhor, não só pelas suas empresas, mas pelo setor em geral!
Estes dois projetos são apenas dois bons exemplos do caminho que estamos a seguir.
Contamos com todos!
© Ana Fernandes Opinião
CEO da Eventors' Lab