Primavera Sound Porto: marcas mais próximas dos festivaleiros

Reportagem

12-06-2023

# tags: Marcas , Ativação de Marca , Festivais , Eventos , Porto , Primavera Sound , Música

Um festival da dimensão do Primavera Sound Porto é uma montra eficaz para as marcas, que assim aproveitam para se aproximarem do público festivaleiro.

A 10ª edição do Primavera Sound Porto 2023, que decorreu no Parque da Cidade de 7 a 10 de junho, sofreu algumas mudanças em relação ao ano passado: uma área maior, uma disposição diferente, cinco palcos e quatro dias de festival em vez dos três habituais. Mais espaço significa mais zonas de serviços (casa de banho, bares e restauração) e de ativações de marcas.

Depois de passar a entrada, onde foi implementada uma zona de lojas da cidade (discos, artesanato e roupas, por exemplo) e de merchandising (das bandas e do festival), era fácil descobrir os stands de variadas marcas. O do Montepio – Associação Mutualista promoveu pinturas faciais para atrair os festivaleiros, tal como a Kérastase apostou na beleza para comunicar com o público, além das ofertas de brindes.

O stand de dois andares do Idealista apresentava uma zona lounge e uma varanda no primeiro andar, com vista para o palco principal, além dos desafios e dos brindes que atribuía aos festivaleiros: pulseiras luminosas, fitas para copos ou óculos de sol.

No pequeno stand do Mercado do Bolhão havia passatempos, mas a marca Bolhão voltaria a estar presente na grande área da cidade do Porto, cuja estrutura fazia lembrar, precisamente, um mercado, com caixas de maçãs e flores, uma banca de vinho, fotografias e merchandising da cidade Invicta. Em redor, uma zona lounge com pufes, mesas e cadeiras, redes e baloiços, e também espaços com jogos e atividades para os mais pequenos.

Não faltaram no Primavera Sound Porto as marcas de bebidas e café, com espaços próprios, alguns também de entretenimento e descanso; espaços informativos, transportes e turísticos (Porto e Madeira/agência Abreu); zonas de carregamentos de telemóveis – este ano, a cargo da Vodafone, a operadora patrocinadora do festival –; duas grandes áreas de alimentação; e uma praça da sustentabilidade, a cargo da Novo Verde e European Reclycling Platform.

Primavera Sound Porto regressa em junho de 2024


A forte chuva dos primeiros dias deu que fazer à organização do evento, mas não foi impedimento para a visita de milhares de festivaleiros. De acordo com José Barreiro, diretor do Primavera Sound Porto, em declarações à agência Lusa, passaram pelo festival cerca de 38 mil pessoas no primeiro dia, 38.500 no segundo, cerca de 32 mil no terceiro e cerca de 35 mil visitantes no último dia.

Na edição deste ano do festival – que apresentou bandas e artistas como os Blur, New Order, Rosalia, Kendrick Lamar e Pet Shop Boys – houve mudanças no recinto, uma nova “arrumação” que é para manter, segundo o diretor do festival, dada a fluidez de público que se fez sentir. Há, obviamente, alterações a fazer, mas a posição do palco principal, que este ano ficou colocado à entrada, é para manter no próximo ano.

O Primavera Sound Porto vai estar de regresso ao Parque da Cidade entre os dias 7 e 9 de junho de 2024, voltando ao formato de três dias. O festival vai decorrer de sexta-feira a domingo, facto que se justifica por ser feriado na segunda-feira seguinte, o 10 de junho.

© Maria João Leite Redação