Relatório indica que o futuro do turismo em Portugal passa pela sustentabilidade

Notícias

29-03-2023

# tags: Portugal , Turismo , Sustentabilidade

O whitepaper Sustentabilidade no Setor do Turismo identifica a literacia em sustentabilidade como um fator importante para o futuro do turismo em Portugal.

O Nova Westmont Institute of Tourism & Hospitality (Nova School of Business & Economics e Westmont Hospitality Group) promoveu a reflexão e reuniu empresas do setor, entidades governamentais e associações empresariais, no sentido de identificar instrumentos e soluções práticas para enfrentar os desafios da sustentabilidade no setor do turismo em Portugal. O whitepaper é da autoria de Rodrigo Tavares, professor catedrático convidado da Nova SBE.

O relatório analisa quatro áreas-chave: empresas sustentáveis, empresas de turismo sustentável, Portugal como destino de turismo sustentável e sustentabilidade do turismo em Portugal. O documento aponta ainda várias recomendações para ajudar as empresas do setor a identificar riscos e oportunidades no campo da sustentabilidade.

No pilar das empresas sustentáveis, os maiores desafios das empresas passam pelo desconhecimento generalizado sobre práticas de sustentabilidade corporativa e os custos associados à transformação, por exemplo. A literacia em sustentabilidade é uma das principais recomendações, tal como a integração da sustentabilidade na estratégia de financiamento das empresas.

No capítulo das empresas de turismo sustentável, o principal desafio prende-se com a componente financeira: as reais vantagens de se enveredar pelo turismo sustentável, os incentivos para a transformação e os investimentos financeiros necessários. Segundo o relatório, empresas e destinos turísticos devem incorporar a sustentabilidade nas suas operações, produtos e serviços, aproveitando linhas públicas de apoio. E recomenda a monitorização e análise de dados, relativamente ao consumo de energia, água, produção de resíduos e emissões de gases do efeito estufa.

Sobre o pilar Portugal como destino de turismo sustentável, o relatório lembra que o Environmental Performance Index de 2022, da Universidade de Yale, coloca Portugal no 48º lugar em 180 países, tendo também em atraso a trajetória de descarbonização. “Para o seu turismo ser sustentável, Portugal tem de ser sustentável. É necessária uma visão holística e estratégica de país”, refere Rodrigo Tavares, que recomenda uma atuação mais ativa do Turismo de Portugal, além da atualização do quadro regulatório português que estabelece o sistema de classificação de estabelecimentos hoteleiros, aldeamentos e apartamentos turísticos.

O último pilar do whitepaper, sobre a sustentabilidade do turismo em Portugal, apresenta o ‘overtourism’ como o maior desafio do setor. O relatório defende um debate científico sobre a gestão sustentável do turismo em Portugal e que as empresas do setor devem fomentar a utilização de ferramentas tecnológicas e start-ups nas suas áreas de negócio.