Talkfest dá destaque às mulheres da indústria da música

Entrevista

06-03-2023

# tags: Festivais , Eventos , Aporfest , Talkfest , Música

A 11ª edição do Talkfest – Music Fest Summit vai decorrer a 17 de março, em Lisboa. Já os Iberian Festival Awards vão ser entregues na Maia, no dia 11.

Mais de 100 oradores nacionais e internacionais vão participar no Talkfest, o evento da Aporfest – Associação Portuguesa de Festivais de Música que este ano apresenta algumas novidades. Entre elas, o facto de ser a primeira vez que os Iberian Festival Awards chegam à região norte do país, mais concretamente à cidade da Maia, depois de a gala já ter passado por Lisboa, Vigo e Barcelona.

Outra das novidades é o Intersection Talkfest Mix & Match by Deejay Kamala, que no dia 17 vai proporcionar uma noite de festa, desta vez sem os concertos mais formais. Mas há mais. Esta edição conta com uma área dedicada às mulheres que trabalham na indústria da música, um espaço que vai apresentar casos de sucesso, debates e mesas redondas, bem como um prémio que vai reconhecer uma mulher com um papel interveniente na indústria da música portuguesa, com ligação aos festivais de música.

“A 11ª edição tem como novidade principal a introdução de um palco exclusivamente para as mulheres na indústria da música. Além de debates, existirão palestras motivacionais e um prémio, sendo composto por várias oradoras nacionais e internacionais. Teremos presentes entidades como a Live Nation, Primavera Sound, Shesaid.so ou Female Pressure”, conta Ricardo Bramão, diretor do Talkfest.

O responsável acrescenta que este “é um trabalho já iniciado há alguns anos” e que pretende “equilibrar nas várias seções a proporção de mulheres e homens”. No ano passado, o evento contou com mais mulheres a realizar palestras “e foi algo orgânico”. Por isso, esta vai ser “uma área de programação que será desenvolvida nas próximas edições”.

No Talkfest vão estar em cima da mesa vários tópicos de relevo no universo da música, entre os quais as novas tecnologias, a sustentabilidade, o fenómeno das ‘revival-bands’ e a potenciação do vídeo para a fomentação de um festival como produto atrativo junto do público.

A importância dos prestadores de serviço em festivais, a preparação dos festivais para responder a casos de emergência, os novos desafios que se colocam às food courts nos festivais, as novas tendências e estratégias musicais são outros temas que vão estar em análise no evento.

Este é um ano de “verdadeiro teste”


Numa altura em que a indústria dos eventos recupera da pandemia, Ricardo Bramão considera que este “vai ser um ano de verdadeiro teste”. O diretor do Talkfest explica que “alguns apoios terminaram”, além de este ser um ano totalmente “sem restrições e com a inflação disposta nos preços de produção”, pelo que “o esforço tem de ser ainda maior” para não cair sobre o público, “no preço do bilhete”.

O Talkfest é um evento que, há 11 edições, “estuda, apoia e dá visibilidade ao backstage da indústria”, contando com a participação de inúmeros oradores internacionais e nacionais, em diversas áreas. Para Ricardo Bramão, este é o único evento “que fomenta uma coesão ibérica, através dos prémios”.

O diretor do Talkfest deixa ainda um convite aos leitores da Event Point, para que visitem o site do evento e que escolham o seu roteiro, “pois existe muita programação e, muitas vezes, em simultâneo”, com áreas dedicadas aos profissionais da indústria, os já estabelecidos e os que hoje dão início à sua carreira, e com momentos de networking. 

A gala de entrega dos Iberian Festival Awards dá o pontapé de saída do Talkfest, a 11 de março, no Grande Auditório do Fórum da Maia. O evento principal realiza-se no dia 17, no Hotel Meliã Aeroporto, em Lisboa, enquanto a noite de festa vai ter lugar no Estúdio Time Out.

© Maria João Leite Redação