Tendências de eventos para 2024
25-01-2024
# tags: Tendências , Eventos , Eventos corporativos
A inteligência artificial tem chegado ao setor dos eventos corporativos de forma entusiasmante, mas esta não é a única novidade para 2024.
Estamos a testemunhar uma série de tendências inovadoras que estão a remodelar a forma como as marcas se conectam e interagem com os seus públicos e equipas. Cada vez mais as agências apostam em fazer chegar às empresas ferramentas e conceitos que se destacam pela originalidade, eficiência e sustentabilidade, o que abre portas a um novo mundo dos eventos.
A era digital está em pleno apogeu e a transmissão ao vivo dos eventos tornou-se uma constante. Já não é uma questão de "se", mas de "como" podemos aproveitar as plataformas de streaming para ampliar o nosso alcance, eliminando barreiras físicas e aproximando pessoas, ao mesmo tempo que se reduz de forma consciente a pegada ecológica de cada evento.
Em sintonia com o crescente foco na sustentabilidade, os eventos verdes são agora um selo de excelência no setor. As empresas estão a adotar cada vez mais práticas ecológicas, servindo de guias na seleção de locais sustentáveis - tanto a nível de recursos como de localização – e na implementação de estratégias como o uso de materiais recicláveis ou a oferta de menus mais verdes e com menos recurso a produtos de origem animal, só para nomear alguns exemplos.
Também a gamificação chegou para ficar, como um meio poderoso para envolver os participantes, de forma simultaneamente lúdica e educativa. A imersão é a palavra-chave que define os eventos de hoje, seja com recurso a realidade aumentada e virtual, seja num formato mais tradicional - o truque está em envolver os participantes numa história que não exige metaversos ou plataformas digitais para acontecer: cheiros, sabores, atores e enigmas podem igualmente surpreender os participantes, a custos mais reduzidos. Independentemente do formato, estamos a criar experiências que envolvem completamente os participantes, transformando eventos corporativos em jornadas sensoriais que vão além do convencional.
Ferramentas digitais para a gestão de eventos e a análise de relatórios da experiência do utilizador também chegaram de vez e estão a permitir uma compreensão mais profunda do comportamento dos participantes, potenciando a criação de dinâmicas e ativações de marca cada vez mais significativas para o público. O check in sem contacto, através de tecnologias como RFID e QR codes, está a tornar os eventos mais acessíveis e seguros, para além de assegurar uma experiência mais eficiente e otimizada.
Os drones, utilizados tanto para capturar imagens aéreas de excelência como para reforçar a segurança em eventos de grandes massas, estão a abrir novas perspetivas no design de eventos. E, falando em design, as roupas e acessórios inteligentes estão a personalizar a experiência dos participantes como nunca antes, proporcionando uma experiência mais interativa, desde a entrada no evento até à participação em atividades específicas.
Perante estas tendências, as empresas do setor mantêm-se atualizadas e apostam na inovação e formação para aplicar estes e outros conceitos nos eventos que organizam. Quando integradas, estas ideias prometem não apenas minimizar falhas e melhorar a forma como as iniciativas são realizadas, mas também ampliar a sua relevância e impacto, tanto a nível humano como ambiental. O foco, esse, é o mesmo de sempre: criar eventos inesquecíveis que possam tocar as vidas dos participantes, trazendo-lhes não só conhecimento e conexão, mas também aqueles instantes de felicidade pura que por vezes escasseiam na azáfama do dia-a-dia.
© Joana Lino Opinião
CEO da Grand’Ideia